BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

#052 The Beatles, "Help!"

Eu praticamente cresci ouvindo músicas dos Beatles, graças ao meu irmão mais velho com quem dividia quarto, que era absolutamente viciado na banda. Dessa época, no entanto, eu só tenho memória de algumas músicas mais famosas. Anos depois, início dos anos 90, meu irmão casou e saiu lá de casa. Os vinis dele foram junto, claro. Fiquei com algumas músicas gravadas em fita, mas pensava em começar minha própria coleção de discos dos Beatles.

Help! foi a minha segunda aquisição (antes veio o meu predileto deles, Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, do qual já falei por aqui). Como a maioria dos discos que comprei na década de 90, comprei motivado pelas duas músicas que eu conhecia: "Help" e "Yesterday". Pouco tempo depois, viajei com minha família para passar férias em Marataízes (ES), mas sem esquecer de gravar uma fita com o disco. Apesar de ter levado umas 10 fitas cassete na viagem, esse disco virou praticamente a trilha sonora da viagem. Em pouco tempo, me apeguei a "You're gonna lose that girl", "It's only love" (até hoje uma das minhas românticas prediletas) e "Tell me what you see", deixando as 2 mais famosas de lado.

A faixa que mais ouvi neste disco
"You've got to hide your love away" e "Tell me what you see" empatadas

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Na viagem a Marataízes, dividia o fone do walkman com meu primo, e devido a gravação em 4 canais, só conseguíamos ouvir parte da música: ou os vocais+guitarra base ou a base instrumental+backing vocals. De brincadeira, cantávamos as músicas do disco, cada um fazendo uma das vozes (o que é muito relevante em músicas como "You like me too much", por exemplo). E foi dessa brincadeira que ele se empolgou a aprender violão. Já eu, fiquei fascinado pelas levadas de bateria (especialmente de "Tell me what you see"). Não cheguei a aprender bateria porque achava que não tinha coordenação motora para isso, mas sabia que algum instrumento eu tinha que aprender um dia.

Um pedacinho do disco:



6 comentários:

Maria disse...

Sabe, eu também cresci ouvindo música dos Beatles. Bem pequena, meu pai comprou aquele álbum de 20 músicas, tipo um greatest hits, mas nem sei se tem esse nome. E eu ouvia, com uns 8, 9 anos de idade, o dia inteiro. Depois, com 10, 11, comecei a ouvir outros álbuns, que eram do meu tio, inclusive o sgt. peppers, lá pelos 13, e depois tudo do Paul McCartney, que ele e os amigos eram viciados...

E outra coisa bem curiosa é que eu ouvia os discos com head phone... sei lá, às vezes eu acho que a minha mãe comprou o head phone pra eu não perturbar muito. E ficava horas e horas com aquilo no ouvido, e dá pra captar muito mais os detalhes, né? Eu conhecia cada sonzinho de cada música.

(ouvia muita música clássica tb, sempre com head phone, principalmente bach e vivaldi, sempre pra perceber os sons mais imperceptíveis)

E o que eu detesto é essa coisa de todo mundo ter que escolher entre beatles e rolling stones. Eu acho que é meio querer comparar requeijão com manteiga. Eu amo Rolling Stones, mas acho que os Beatles tem um som, sei lá, mais sofisticado, eu diria. Fora um lance das diversas fases com sons tão peculiares, ou seja, o conjunto da obra é uma PUTA obra.

Difícil eu dizer qual é a música preferida. Difícil não, impossível. Já dos Stones é fácil: Brown Sugar.

A verdade é que os Beatles me desconcertam.

Maria disse...

Aí eu volto aqui pra ver se eu tinha contado uma coisa (é já contei) e a palavra de verificação (humpf) é "sugar" hehehe

Surfista disse...

Também acho que não faz sentido comparar Beatles e Rolling Stones. Eu gosto mais dos Stones por causa da saliência das suas músicas, porque já os vi ao vivo, porque adoro o Keith Richards, sei lá... Mas é indiscutível que os Beatles são os Beatles. Daqui a 100 anos, eles ainda serão os Beatles e continuarão inovadores, geniais e extraordinários.

A faixa brilhantemente escolhida pelo Starling (""You've got to hide your love away") é formidável e nem é um dos hits do disco. O Fab4 é isso: cada álbum tem uma faixa deslumbrante que nem é tão tão famosa.

Surfista disse...

Não sei se o agendamento foi proposital, mas foi ótimo ver um disco dos Beatles neste adorável bloguinho justamente quando Paul está no Brasil...

Renata Fern disse...

Há uns dois anos baixei pelo 'the pirate bay' a discografia completa dos beatles, fiz índice, capinha, tudo como se fosse original, me realizei ouvindo uma a uma, me remetendo à época e adorando cada vez mais a banda. Eu queria ter a minha coleção, do tipo não empresto, não troco, é meu e ponto.
Quando eu era criança, tinha um bar aqui perto de casa chamado Red Lion, inspirado em um pub inglês, meus pais era amigos dos donos e por lá sempre rolava uma banda cover dos beatles, era A sensação, pq imagina só isso rolando em nogueira há mais de 20 anos???

Navegante disse...

O agendamento foi TOTALMENTE proposital ! :D