BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 28 de novembro de 2010

#062 Deee Lite, "World Clique"


A chegada da MTV Brasil foi uma grande revolução no cenário musical brasileiro. Até então, as rádios FM e sua sólida estrutura de jabás e gravadoras comandavam o que as pessoas ouviam e gostavam. Mas com a chegada de um canal quase que exclusivamente de videoclipes (sim, a MTV passava MUITA música na época), a influência naqueles que gostavam de ouvir novidades foi sensível. A chacoalhada no nosso mercado foi similar a que rolou no mercado de automóveis com a chegada dos importados, no início da década de 90: opções.

E nesse pacotão inicial da MTV, na época ainda importando quase tudo da matriz americana, vieram: Lisa Stansfield, Supergrass, Counting Crows, Spin Doctors, etc. Dentre eles, veio um grupo dance "globalizado" chamado Deee Lite. Insistiam no rótulo globalizado por ser formado pela vocalista americana Lady Miss Kier Kirby, pelo DJ russo Dimitri e pelo DJ japonês Towa Towa. Seu principal single foi com certeza um dos grandes sucessos da década de 90: "Groove is in the heart" até hoje é assídua nas pistas de dança de apelo mais pop. Mas o colecionador de CDs que vos digita não quis saber só do single e comprou o disco, na esperança de expandir a experiência. E foi um certo anticlímax.

Além da faixa famosa, outras 4 músicas são muito boas: "Power of love" (embora a versão do clipe seja BEM melhor do que a do disco), a preguiçosa "Smile on", a contagiante "Good beat" (ótima pra correr inclusive) e a pouco conhecida "Heart be still", que além de gostosa de ouvir tem uns samples legais (especialmente de metais de sopro). Fora isso, o disco deixa a desejar. Claro, 5 músicas boas em 12 é um número expressivo se você considerar uma época onde muitos artistas lançavam discos com no máximo 2 boas, mas as outras na minha opinião eram tão destoantes que ficou essa impressão de ser um disco meia boca.

A música que mais ouvi neste disco
Com certeza, "Groove is in the heart"

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Apesar de não ser nenhuma sumidade em termos de beleza (aliás, muito pelo contrário), eu na época tinha altos sonhos calientes com a vocalista do Deee Lite. Talvez arroubos de adolescência tardia, talvez falta do que fazer (ou de quem fazer :D)

Um pedacinho do disco:

4 comentários:

Surfista disse...

A melhor "one hit wonder" de todos os tempos!!!

"Grooove it, baby"

PS. Na época, a vocalista do Deee Lite morria fácil.

Surfista disse...

Aliás, os passinhos de dança da moça são maneiros até hoje.

Maria disse...

é cada confissão que vcs fazem aqui que dá até medo!

Renata Fern disse...

Não acredito que eu li que o navegante já teve sonhos calientes com a volcalista do dee lite, não acredito. Hahahah...

Engraçado, eu comecei a gostar de groove is in the heart na marra, de tanto que ouvia nas festinhas e na própria MTV. Hoje me amarro, se toca, saio logo dançandodo jeitinho do clip. :P