BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sábado, 6 de novembro de 2010

#040 Alceu, Elba, Geraldo e Zé Ramalho, "O Grande Encontro Vol.1"

Boa parte do meu gosto musical teve forte influência do que meus irmãos mais velhos ouviam, especialmente durante minha infância e adolescência. No caso dos artistas do nordeste (como Elba, Alceu, Geraldo e Zé Ramalho), o efeito só veio depois que eu fiquei adulto: minha irmã mais velha adorava, mas é do tipo de pessoa que ouve uma mesma música oitenta e sete vezes seguidas. Imagina isso com discos de vinil, com a pessoa levantando pra reposicionar a agulha no início da faixa. Pois é, daí criei uma certa implicância quando era mais novo.

Quando comecei a descobrir de verdade os grandes nomes da MPB, por um tempo fiquei alheio ao nordeste. Mais por conta de tanto tempo perdido, que me fez mergulhar de cabeça nos clássicos do choro e da bossa nova do que por qualquer outra coisa. Mas foi uma questão de tempo: uma música do Alceu aqui, outra de Geraldo Azevedo ali, e lá fui eu mergulhar no universo do frevo, do coco, da ciranda, do xote e do forró. E de cara descobri o projeto "O Grande Encontro": uma temporada de shows com 4 dos maiores artistas nordestinos e o melhor de seus repertórios, além de sucessos de outros grandes nomes da MPB. Fiquei completamente alucinado com as músicas, o que me rendeu algumas boas memórias de infância: comecei a achar muita graça do vício da minha irmã em ouvir suas prediletas repetidamente, e de quebra lembrar de passagens legais da época. Mas mais do que isso, é o tipo de disco que te faz sentir mais brasileiro. Desde a beleza de "Dia branco", passando pela alegria de "Coração bobo" e a energia de "Frevo mulher", é um disco que transpira verão em todas as suas nuances.

A faixa que mais ouvi neste disco
"Frevo mulher", por conta do apelo carnavalesco (9 entre 10 blocos de carnaval tocam essa música) e "Coração bobo", geralmente nas minhas corridas e pedaladas pela orla

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
"Dia branco" pra mim sempre foi uma música perfeita para se compartilhar com quem se ama. E dito e feito: foi a música que um casal amigo colocou em sua cerimônia de casamento quando entrou no salão de festas, para soluço de muitas moçoilas presentes no salão.

Um pedacinho do disco:


4 comentários:

Surfista disse...

O projeto Grande Encontro foi maravilhoso! Pena que Alceu abandonou o barco...

Navegante disse...

Apesar da debandada de Alceu, os outros dois CDs são igualmente excelentes

Surfista disse...

Concordo!

Renata Fern disse...

Eu passei por um processo semelhante até mergulhar no mundo da música nordestina. Na época do rock in rio 2, o Alceu encerrou a noite depois do Prince. Lembro perfeitamente daquele mar de gente se esvaziar em pouquíssimo tempo, a maioria não prestigiou o show do cara, sinto dó de não ter ficado também, perdi.