BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

#049 Legião Urbana, "Descobrimento do Brasil"

No dia 1º de maio de 1994, eu fiz o que milhões de brasileiros faziam todo domingo: assistir uma corrida de Fórmula 1. Meu pai sempre foi fã de automobilismo e me incentivava o gosto pelas corridas. Que papai não me ouça, mas o que me fascinava mesmo era o Ayrton Senna pilotando. Por isso, nunca vou esquecer do meu assombro diante do acidente que o matou no GP de San Marino. Senna morreu ao vivo, em rede nacional, com narração do Galvão Bueno e uma nação incrédula.

Poucos meses antes, a Legião Urbana lançara "O Descobrimento do Brasil", o seu sexto álbum. Uma das faixas me comovia a cada audição. Em "Love in the Afternoon", Renato Russo cantava "é tão estranho / Os bons morrem jovens / Assim parece ser / Quando me lembro de você / Que acabou indo embora / Cedo demais" e eu, moleque novo e impressionável, quase chorava. Minha mãe ouvia esta canção e chegava a soluçar. Tudo graças ao Senna e à poesia do Renato. A própria banda admitiu que a letra se encaixava no contexto. Outras pessoas também associaram esta canção à morte do Kurt Cobain. Segundo li, a música foi dedicada a um amigo morto na saída de uma boate.

O single "Perfeição" estourou nas rádios e virou um novo hino da juventude engajada, mas "O Descobrimento do Brasil" tinha outros tesourinhos. "Giz", "Só Por Hoje", "Vamos Fazer um Filme" e "Vinte e Nove" refletiam um Renato Russo cada vez mais maduro e contemplativo.

A faixa que mais ouvi neste disco
Que óbvio: "Love in the Afternoon".

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
"Perfeição" foi o último videoclipe da Legião Urbana.
Comprei "O Descobrimento do Brasil" em uma viagem a Belo Horizonte. No embalo, comprei "In Utero", do Nirvana.
O disco é dedicado à memória de Tavinho Fialho, pai do Chicão. Sabe quem é Chicão? O filho da Cássia Eller.
Em um show, Renato Russo declarou que "Giz" é música mais completa, mais bonita, que ele já compôs. Esse show virou disco. Falo sobre ele em outra ocasião.
Achei um vídeo do finado Programa Livre, que mostra comentários sobre "Love in the Afternoon".

Um pedacinho do disco:

2 comentários:

Renata Fern disse...

É esse cd aí mesmo que eu de-tes-to, que saco!!! hahaha....

(desculpaê)

Surfista disse...

Sem problema!