BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

#053 Gilberto Gil, "Unplugged"

Gilberto Gil gravou o seu acústico MTV em meados dos anos 1990. O formato ainda era relativamente novo e, se não me engano, apenas Moraes Moreira tinha se aventurado por ele. Pois Gil colocou o projeto de "sucessos-no-formato-voz-e-violão" em um nível altíssimo e, na minha opinião, produziu um dos discos mais autenticamente brasileiros da história. De quebra, ainda aproximou o seu trabalho da moçada mais jovem.

Acho que "Unplugged" concilia o superlativo e o minimalista. A banda é magistral, o repertório é fabuloso e o intérprete está inspiradíssimo, mas cada música é tocada com simplicidade e equilíbrio comoventes. Você encontra a alegria de "Expresso 222", a folia de "Toda Menina Baiana" e o hino "Aquele Abraço" no mesmo pacote das suaves "A Paz", "Sampa" e "Drão".

"Unplugged" nunca saiu do catálogo da gravadora e, hoje em dia, você pode encontrá-lo aos montes nas Lojas Americanas pela módica quantia de 10 merrecas. Vale uma futucada naquela pilha de CDs.

A faixa que mais ouvi neste disco
"Unplugged" é o tipo de disco para ser ouvido de cabo a rabo, mas adoro "Sítio do Pica-Pau Amarelo", minha primeira memória musical. Minha mãe conta que costumava me ninar ao som desta canção e era vapt-vupt: eu dormia candidamente em minutos.

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Depois que me formei, meu 1º emprego foi na produtora do Gilberto Gil. Eu o vi pela primeira vez lendo um jornal em uma das salas. Ele sempre foi um dos meus artistas favoritos e fiquei à beira do deslumbramento. Durante três anos, ele foi o meu chefe e sempre foi um sujeito de convívio delicioso. Era um "pretinho" tão simples, tão humano, que nem parecia o gênio que é. Em uma tarde de trabalho, eu superei a timidez e pedi um autógrafo em dois discos que eu tinha: "Quanta" e "Unplugged". Ele escreveu "Douglas, axé e paz. Gilberto Gil". Nada de excepcional ou exclusivo, mas totalmente Gilberto Gil.


Um pedacinho do disco:

5 comentários:

Rui Santos disse...

Gosto muito desse disco também..."Beira-Mar" é uma das coisas que me dá prazer em tocar violão...

Surfista disse...

Eis um dos meus discos favoritos.

Navegante disse...

"Tempo Rei" sempre me põe pra pensar

Renata Fern disse...

Essas versões unplugged sempre me surpreendem. Não tenho esse cd.

Surfista disse...

Lojas Americanas! R$9,90! CD indispendável!