BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

#044 The Lord of the Rings - The Fellowship of the Ring (OST)

Mesmo quem não é tão ligado assim em música quanto eu e o Surfista vai concordar: a trilha sonora é a alma de um filme. Tem dúvida? Experimenta ver um filme de ação ou suspense sem volume. Não tem a MENOR graça. Mas no caso da premiada trilha de "Senhor dos Anéis", há um requinte: o compositor Howard Shore fez vários leitmotifs - pequenos temas para personagens / situações recorrentes ao longo do filme, e os costura na trilha de forma magistral. Mais ou menos o que John Williams fez com a "Imperial March", comumente associada a Darth Vader. No caso aqui, existem leitmotifs para os hobbits, para os nazghuls, para Isengard, para o anel propriamente dito, e por aí vai.

Quando vi o filme, já tinha lido os 3 livros e ficava queimando os neurônios tentando imaginar como Peter Jackson conseguiria transferir aquele mundo para as telas, e fiquei extasiado com o que vi / ouvi. Se antes eu já era fã de trilhas sonoras de filmes, nesse aqui eu fiquei enlouquecido. Ouvi várias vezes o CD no carro, e ouvir a trilha na íntegra (e sem shuffle) me fazia lembrar de cada cena

A faixa que mais ouvi neste disco
"The Bridge of Khazad-dûm", que vem a ser aquela música tensa de quando eles estão saindo da mina, na qual Gandalf enfrenta o Balrog.

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Em outra faixa do disco chamada "The council of Elrond" (que eu também adoro), Enya canta versos em élfico, idioma inventado por Tolkien para dar mais realismo à história e que é falado e estudado por alguns milhares de nerds pelo mundo. Você encontra letra e tradução aqui

Um pedacinho do disco:

1 comentários:

Renata Fern disse...

A trilha sonora é a alma de qq filme, concordo plenamente.
Assisti a trilogia, amei, o meu personagem preferido é aquele monstrinho.. hahaha... pq o Frodo era muito gay.. hahahah