quinta-feira, 30 de junho de 2011
#276 Raimundos, "MTV ao Vivo"
Letra e música do Surfista às 09:00 0 comentários
Marcadores: 90s, alternative rock, Hard Rock, Hardcore, MTV, punk rock, Raimundos
quarta-feira, 29 de junho de 2011
#275 Ira!, "Isso é amor"
Nos anos 80 eu nem era muito fã do Ira!, embora curtisse as músicas que tocavam nas rádios. Não sei dizer hoje o porquê, mas acho que deve ter sido alguma implicância besta minha. No final dos anos 90 e na virada para a década passada, eu comecei a redescobrir os caras, especialmente por conta do talento de seu guitarrista, Edgard Scandurra.
Letra e música do Navegante às 08:06 2 comentários
Marcadores: brock, edgard scandurra, ira, nasi, pop rock
terça-feira, 28 de junho de 2011
#274 Alanis Morissette, "Jagged Little Pill"
Letra e música do Surfista às 09:00 3 comentários
Marcadores: 90s, Alanis Morissette, Pop, Rock
segunda-feira, 27 de junho de 2011
#273 INXS, "X"
Esse disco é mais um daqueles que eu catei e pensei: como é que eu não falei dele antes? Foi o primeiro disco que eu comprei da banda, após conhecer o trabalho deles de alguns hits clássicos dos anos 80 (em especial "Need you tonight"). Mas o carro chefe desse disco foi o hit "Suicide blonde". Foi um dos primeiros clipes a passar na MTV brasileira, e olha que passava bastante! Eu reparava pouco na banda, e mais nas loiras que andavam em direção à câmera. :D
Letra e música do Navegante às 08:51 0 comentários
Marcadores: australian rock, eighties, inxs, pop rock
domingo, 26 de junho de 2011
#272 Blitz, "Radioatividade"
Depois de um senhor disco de estréia, a Blitz volta com um disco ainda melhor que o anterior. Mais uma vez mirando e acertando em um dos grandes trunfos do primeiro disco: melodias pop flertando com o new wave, usando e abusando de letras teatrais (geralmente cômicas e com algum duplo sentido). Eu quase diria que foram os precursores dos Mamonas, mas não ousaria.
Letra e música do Navegante às 09:00 0 comentários
Marcadores: blitz, brock, evandro mesquita, new wave, pop rock br
sábado, 25 de junho de 2011
#271 Jorge Ben, "África Brasil"
Letra e música do Surfista às 09:00 0 comentários
Marcadores: 70s, Black Music, Funk, Jorge Ben, MPB, Samba, Samba Rock, Soul
sexta-feira, 24 de junho de 2011
#270 Pearl Jam, "No Code"
Letra e música do Surfista às 09:00 0 comentários
Marcadores: 90s, alternative folk, Country, Pearl Jam, Rock
quinta-feira, 23 de junho de 2011
#269 Rastapé, "Cantando a história do forró"
Descobri esse disco por acaso: estava procurando versões da música "Abri a porta", do A Cor do Som, já que conhecia uma ótima cantada por Gilberto Gil e Dominguinhos. Dei de cara com ela cantada pelo Rastapé e saí procurando o disco que tinha essa versão. Foi uma descoberta muito oportuna para aquele meio de ano (maio de 2007, pra ser mais exato), já que eu fazia planos de passar as festas juninas no Nordeste. O sonho não se concretizou ainda, mas ao menos fiz uma excelente aquisição à minha cdteca.
Das 14 músicas que compõem o CD, eu não consigo dizer uma que seja mediana: são de boas pra cima. Alguns pout-pourris muito bons, como o especial Alceu Valença ("Morena tropicana / Anunciação") e o especial Dominguinhos ("Eu só quero um xodó / Pagode russo"), além das clássicas "Bate coração" (Elba Ramalho) e "Feira de mangaio" (Clara Nunes). Se colocam dignamente na história do forró ao interpretar a excelente "Colo de menina".
A música que mais ouvi neste disco
Meu apreço pela discografia de Alceu falou alto: "Morena tropicana / Anunciação"
Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Este disco eu dedico a todas as festas de São João do nosso país, especialmente no Nordeste, onde literalmente todos se mandam para o interior curtir forró, comidas típicas, fogueira, bandeirolas, etc. Ainda não foi dessa vez que eu pude participar de uma por lá (já que aqui no sudeste nós temos apenas um arremedo de festa), mas ano que vem eu tento de novo
Um pedacinho do disco:
http://www.youtube.com/watch?v=C5Zs1Lavo9I
Letra e música do Navegante às 08:54 0 comentários
Marcadores: Alceu Valença, dominguinhos, Elba Ramalho, Forró, forró universitário, rastapé
quarta-feira, 22 de junho de 2011
#268 George Michael, "Older"
Era uma vez, uma jaqueta de couro e um jeans rasgado...
Letra e música do Surfista às 09:15 0 comentários
Marcadores: George Michael, pop rock
terça-feira, 21 de junho de 2011
#267 Geraldo Azevedo, "Uma geral do Azevedo"
Baseado em show do cantor pernambucano no Circo Voador, em 2008, esse disco é um grande apanhado dos 35 anos de carreira de Geraldo, um dos músicos nordestinos que mais admiro. Uma pena que eu não tivesse ouvido falar do show na época, porque com certeza eu estaria lá presente. Mesmo não sendo muito fã de gravações de DVD (muitas vezes algumas performances parecem artificiais, sem contar quando os músicos são obrigados a repetir músicas porque "a gravação não ficou boa")
Algumas músicas são realmente imperdíveis. Logo no começo, "Dona da minha cabeça" me faz lembrar dos casos de uma adolescência recorrente, que poucos são capazes de admitir embora muitos a revisitem quando a alma parece ficar velha e empoeirada. "Chorando e cantando", "O amanhã é distante", e mais adiante segue a "Caravana", que sempre me põe pensativo: a vida é cigana. Depois "Dia branco", um dos meus poemas cantados prediletos; "Canta coração" é de uma simplicidade e doçura raros.
Mais adiante a famosa "Bicho de sete cabeças", depois a "Menina do Lido": existe algo mais óbvio e genial do que 'menina eu te conheço não sei de onde / mas por incrível que pareça sei o seu nome' ? Pior que tem, e se chama "Moça bonita", que abre um medley excelente, culminando na ótima "Sétimo céu". Muita música boa, né? Mas tem mais: "Táxi lunar" ao final fecha o disco com chave de ouro e mostra que grande contribuição Geraldo deu à música popular brasileira
A música que mais ouvi neste disco
O medley "Moça bonita / Sabor colorido / Sétimo céu"
Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Esse disco mexe muito comigo, porque várias músicas foram marcantes em vários momentos decisivos da minha vida (talvez a não tão sutil mudança de estilo de escrita no post como um todo dê essa dica) . Especialmente de 5 anos pra cá. E de todas, acho que "Caravana" tem um sabor especial, por conta de um vendaval que passou na minha vida
Um pedacinho do disco:
http://www.youtube.com/watch?v=TgeF4V_NsbE
Letra e música do Navegante às 08:33 0 comentários
Marcadores: baião, coco, Forró, frevo, Geraldo Azevedo, música nordestina
segunda-feira, 20 de junho de 2011
#266 Eric Clapton, "From the Cradle"
Letra e música do Surfista às 08:14 3 comentários
Marcadores: Blues, Eric Clapton
domingo, 19 de junho de 2011
#265 Pet Shop Boys, "Discography"
Esse duo inglês dispensa grandes apresentações. Também, com mais de 100 milhões de discos vendidos na carreira, difícil alguém com algum contato com cultura pop não tenha ouvido falar dos Pet Shop Boys. Mesmo assim, eu demorei bastante pra comprar um disco deles.
Ouvi pela primeira vez no final dos anos 80, eu um mero adolescente não muito sociável (quem me conhece há pouco tempo jura que isso é mentira, mas eu era realmente recluso). Sabia que nas pistas só dava "Domino dancing" e "What have I done to deserve this?", mas eu não era muito fã de matinês. Mas eu já era viciado em rádio, e por isso essas e outras eram figurinha fácil nas fitas que eu gravava. Mesmo assim, não sei dizer o porquê, mas eu nunca tive esse impulso de comprar algum disco deles.
Já nos anos 90, os PSB lançaram essa coletânea com seus maiores sucessos até então, e aí não tinha como evitar. Nem esperei o preço cair: comprei tão logo surgiu nas lojas. E não me arrependi de maneira nenhuma. Das 18 músicas que fazem parte dessa compilação, só tem umas 4 ou 5 que eu acho fracas. Além das que eu citei acima, destaco a ótima "Being boring" (que tem um clipe gostoso pacas de ver), "Always on my mind" (cover de Elvis Presley) e "Where the streets have no name (I can't take my eyes off you)" (mistura do sucesso do U2 com o clássico de Frank Valli).
A música que mais ouvi neste disco
"Always on my mind"
Presepada musical ou uma pequena curiosidade
"Being boring" me lembra muito uma viagem que fiz pra Araxá no inicinho dos anos 90, para passar a semana santa no Grande Hotel (enorme, com ampla área verde, lago, bicicletas pra alugar, banhos termais, etc). Passava o dia inteiro perambulando pelo hotel ouvindo walkman e era nota zero em socialização. Várias pessoas da minha idade se conhecendo, e eu quieto ouvindo música e viajando nos amores platônicos.
Um pedacinho do disco:
http://www.youtube.com/watch?v=LtjFsFXU9YU
Letra e música do Navegante às 08:33 3 comentários
Marcadores: house, new wave, pet shop boys, Pop
sábado, 18 de junho de 2011
#264 Dave Matthews Band, "Before These Crowded Streets"
Letra e música do Surfista às 07:57 0 comentários
Marcadores: Acústico, Dave Matthews Band, Indie, Jazz, Pop, Rock
sexta-feira, 17 de junho de 2011
#263 Jesus Jones, "Doubt"
Nos áureos tempos do Hollywood Rock conheci o Jesus Jones, uma banda inglesa que fazia uma boa mistura de rock com sintetizadores enquanto aguardava pelo antológico show de Paralamas & Titãs (juntos no palco). Aliás, as grandes novidades daquele festival (1992) foram Jesus Jones e EMF, ambas bandas inglesas que faziam pop rock com efeitos de sintetizadores (na época não existia ainda o britpop).
Enquanto o EMF fez um show altamente presepeiro, os caras do Jesus Jones fizeram uma apresentação muito boa, e Mike Edwards esbanjou presença de palco. O suficiente para me despertar um curiosidade de conhecer mais o repertório da banda. Na mesma época, a MTV Brasil confirmava seu papel de lançadora de tendências musicais (ao menos nos anos 90) e tinha 2 clipes deste disco na programação: "Right here, right now" e "Real real real". O suficiente para me encorajar a comprar o "Doubt".
Não foi difícil achar o CD pra vender, já que as lojas foram abastecidas com os últimos trabalhos das bandas confirmadas no festival. De cara, fiquei um bom tempo fixado em "Right here, right now", hit daqueles bem óbvios e que é bem lembrada até hoje. "Real real real" e "International bright young thing" também são ótimas. O resto do CD tem músicas boas mas que não tem a mesma pegada, e umas outras esquecíveis. Mas no final das contas, a banda sumiu das paradas quase tão rápido quanto apareceu, embora nunca tenham debandado.
Letra e música do Navegante às 09:00 0 comentários
Marcadores: jesus jones, Pop, pop rock
quinta-feira, 16 de junho de 2011
#262 Natiruts, "Natiruts"
Letra e música do Surfista às 08:11 0 comentários
quarta-feira, 15 de junho de 2011
#261 The Police, "Synchronicity"
Confesso que hoje eu parei pra rever um pouco de tudo que eu e o Surfista escrevemos por aqui. Na boa, é MUITO disco! E minha idéia era olhar pra trás pra ver se algum grande disco ficou de fora: por mais que você tenha seus prediletos, sempre acaba deixando algum de lado por um motivo besta qualquer. E nessa categoria se enquadra esse EXCELENTE disco de uma das bandas mais influentes do pop rock mundial.
O Police é mais uma das bandas que eu cresci ouvindo: é uma das prediletas do meu irmão, 10 anos mais velho, com quem dividia quarto. Lembro perfeitamente das tentativas dele de tentar cantar igual ao Sting, obviamente todas infrutíferas: NINGUÉM canta igual ao Sting. Hoje em dia, nem ele mesmo. :D E lembro muito bem dessa colorida capa entre os vinis intocáveis dele, que eu ouvia por tabela mas não podia chegar nem perto.
Anos depois, tive que ter o meu exemplar do Synchronicity. A começar pela maravilhosa "Every breath you take", uma das músicas pop românticas mais inspiradas na minha humilde opinião. Só essa pra mim já vale o disco, mas as 10 faixas reservam mais ótimas surpresas: as duas músicas que dão nome ao disco são ambas excelentes ("Synchronicity" e "Synchronicity II"), mas as faixas 8 e 9 são também dois grandes pesos pesados do pop mundial: "King of pain" (que ganhou uma ótima versão de Alanis Morrisete) e "Wrapped around your finger" (cantada em espanhol pelo Skank). Não é um disco obrigatório na prateleira de qualquer um?
A faixa que mais ouvi neste disco
Apesar de todo o sucesso de "Every breath you take", a que eu mais ouvi foi "Synchronicity II"
Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Nos meus tempos trabalhando como dive master, nossa equipe sentou numa mesa de bar para pensar numa camisa que iríamos confeccionar para usar tanto na operação quanto nos intervalos em terra, especialmente em viagens. Como são todos aficcionados por música, começamos a caçar trocadilhos musicais para estampar as camisas. Quando estávamos quase decididos por "For those about to dive, we salute you" (inspirado em música do AC/DC, que por sua vez foi inspirada nos dizeres dos gladiadores romanos de um filme), percebemos o quão perfeito para um dive master são determinados versos do Police (de "Every breath you take"):
"...Every breath you takeUm pedacinho do disco:
Every move you make
I'll be watching you..."
Letra e música do Navegante às 08:09 2 comentários
Marcadores: new wave, pop rock, reggae rock, sting, the police
terça-feira, 14 de junho de 2011
#260 R.E.M., "Reveal"
Letra e música do Surfista às 08:10 2 comentários
Marcadores: alternative rock, Indie, Pop, pop rock, R.E.M., Rock
segunda-feira, 13 de junho de 2011
#259 Cypress Hill, "Black Sunday"
Apesar de inimaginável hoje, em meados dos anos 90 eu tive um forte flerte com o rap / hip hop. E aí não digo simplesmente a parte "cheirosinha" das paradas pop (leia-se MC Hammer e Vanilla Ice), mas como também o pessoal do gangsta rap, entre outros. E nessa época, não tinha como passar incólume ao Cypress Hill.
Letra e música do Navegante às 09:35 0 comentários
Marcadores: Cypress Hill, hip hop, Rap
domingo, 12 de junho de 2011
#258 Zé Ramalho, "20 Anos - Antologia Acústica"
Letra e música do Surfista às 09:09 3 comentários
Marcadores: Acústico, Folk, Forró, MPB, Zé Ramalho
sábado, 11 de junho de 2011
#257 Beirut, "Gulag Orkestar"
Álbum de estréia do Beirut, leia-se Zach Condon. Digo isso porque ele na verdade foi concebido e gravado por ele e uma penca de amigos músicos, que fizeram toda a cama instrumental das músicas do disco. Apesar de ter saído antes do "Flying Club Cup" (do qual falei aqui), demorei um pouco a ter contato.
Letra e música do Navegante às 08:14 0 comentários
Marcadores: alternative folk, balkan pop, beirut
sexta-feira, 10 de junho de 2011
#256 Skank, "Calango"
quinta-feira, 9 de junho de 2011
#255 Vários, "MooNight - a festa"
No virada dos anos 90 pros anos 2000, eu tive uma séria recaída no hábito de frequentar boates. Na época namorava uma menina que gostava bastante de ir a boates, e a maioria dos meus amigos estavam solteiros. Nessa época, surgiu uma festa muito badalada chamada MooNight. Não lembro com exatidão, mas acho que rolava no Clube Monte Líbano. Não cheguei a ir em nenhuma, porque eram todas mega lotadas (e o precinho era violento para o bolso de um estagiário).
Letra e música do Navegante às 09:10 1 comentários
quarta-feira, 8 de junho de 2011
#254 Los Hermanos, "Los Hermanos"
Letra e música do Surfista às 08:09 0 comentários
Marcadores: Indie, Los Hermanos, Rock, ska
terça-feira, 7 de junho de 2011
#253 Beck, "Mellow Gold"
Um dos queridinhos da galera alternativa dos anos 90, só vim saber quem era esse tal de Beck por conta da MTV. O clipe de "Loser" era figurinha fácil na programação da época. Confesso que gostei de cara da construção da música, mas só tive o ímpeto de comprar o CD depois que outras duas ótimas músicas desse disco deram as caras : a baladinha "Pay no mind" e a agitada "Beercan"
Letra e música do Navegante às 08:51 0 comentários
Marcadores: alternative, beck, indie rock
segunda-feira, 6 de junho de 2011
#252, Melanie C, "Nothern Star"
Letra e música do Surfista às 08:38 2 comentários
Marcadores: britpop, Dance Music, Melanie C, Pop, Rock, Spice Girls
domingo, 5 de junho de 2011
#251 Novos Baianos, "Novos Baianos F.C."
Como já disse aqui, demorei pacas a descobrir a qualidade musical dos Novos Baianos. Depois de me deliciar com o "Acabou Chorare", fui apresentado ao "Novos Baianos F.C." por um primo durante uma viagem a Brasília em 2008. Nesse ano especificamente eu marquei ponto na capital federal por conta de um relacionamento, que não deu em nada muito sério mas quase me levou à falência.
Letra e música do Navegante às 08:03 0 comentários
Marcadores: MPB, novos baianos, tropicalismo
sábado, 4 de junho de 2011
#250 Planet Hemp, "MTV ao Vivo"
Letra e música do Surfista às 09:09 0 comentários
Marcadores: 90s, funk metal, Hardcore, Marcelo D2, MTV, Planet Hemp, Rap, Rock
sexta-feira, 3 de junho de 2011
#249 Lulu Santos, "Acústico MTV"
Antes de falar desse disco, um pequeno desabafo: pra mim Lulu Santos é um dos grandes desperdícios da música brasileira #prontofalei (ou seja, um cara muito bom musicalmente mas que vulgarizou a própria carreira pra se manter "na moda"). Dito isso, vamos em frente.
Letra e música do Navegante às 08:14 1 comentários
Marcadores: Acústico, Acústico MTV, lulu santos, MPB, pop rock br
quinta-feira, 2 de junho de 2011
#248 Trilha Sonora, "Saturday Night Fever"
Letra e música do Surfista às 08:32 0 comentários
Marcadores: 70s, Bee Gees, Coletânea, Disco Music, Kool and The Gang, Pop, Tavares, Trilha Sonora
quarta-feira, 1 de junho de 2011
#247 Faith no More, "Angel Dust"
O Faith No More foi uma das grandes surpresas boas do Rock in Rio 2, e meio que embalado por isso se tornou uma banda de respeito. Muito disso, graças a criatividade e carisma de seu novo vocalista Mike Patton, que deu uma revitalizada no som da banda mesmo chegando no disco anterior ("The Real Thing") só pra gravar as músicas. Muito natural haver uma grande expectativa em torno do disco seguinte, quarto da banda, primeiro com Patton participando de todo o processo.
Nesse "Angel Dust", o FNM fugiu do óbvio caminho de tentar repetir o sucesso do anterior e partiu pra fazer músicas seguindo seu feeling criativo, deixando fluir. No final das contas, saiu um trabalho com mais extremos que o anterior (que ao meu ver tinha como principal qualidade a homogeneidade).
Então nesse aqui temos candidatas a hits (como "Midlife Crisis", que foi o carro-chefe da banda nas rádios e na MTV, e "Small Victory"), algumas mais pesadas ("Caffeine" e "Malpractice"), a pop "Be Aggressive", a estranha "RV" e até a bela instrumenal "Midnight Cowboy", cover da música tema do filme de mesmo nome (estrelado por Dustin Hoffman e Jon Voight) . Ou seja, me parece que a banda optou por um disco mais bizarro, o que é bem a cara de Patton.
A música que mais ouvi neste disco
Graças a MTV, "Midlife Crisis"
Presepada musical ou uma pequena curiosidade
"Small Victory" tocava bastante quando tive um flerte não correspondido com uma colega de colégio. O tipo da coisa que não é correspondida por total falta de jeito de ambos. Eu e ela meio que constatamos isso anos depois, num encontro da turma, eu ainda solteiro e ela já quase casando. Aí não adianta: sempre que escuto a música lembro da situação.
Um pedacinho do disco:
Letra e música do Navegante às 08:36 0 comentários
Marcadores: alternative rock, faith no more, fnm, funk metal