BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sábado, 11 de junho de 2011

#257 Beirut, "Gulag Orkestar"


Álbum de estréia do Beirut, leia-se Zach Condon. Digo isso porque ele na verdade foi concebido e gravado por ele e uma penca de amigos músicos, que fizeram toda a cama instrumental das músicas do disco. Apesar de ter saído antes do "Flying Club Cup" (do qual falei aqui), demorei um pouco a ter contato.


De cara, Beirut por aqui virou sinônimo de "Elephant Gun" (que fez parte da trilha sonora do seriado Capitu), "Nantes" e depois "A Sunday Smile". Até que um dia eu vi por acaso a música "Postcards from Italy" no blip.fm da SofiaFada, e fiquei completamente fascinado por ela. Tudo bem, assumo que virei fã dessa mistura de melodias folk de origem cigana (leste europeu) que Zack tão bem mescla com arranjos pop e, em alguns casos, naipe de metais que remetem aos mariachis mexicanos, mas "Postcards from Italy" é simplesmente PERFEITA! Desde então (meados de 2009) que digo que é minha música predileta, e só foi desbancada agora em março pelo novo single do Strokes ("Under cover of darkness")

O resto do disco é um tanto diferente de Postcards..., focando bem mais nos arranjos e menos numa construção melódica pop. Grande destaque para a ótima voz de Zack Condon, que em algumas músicas rouba a cena. De qualquer forma, as faixas me dão uma noção de continuidade, ou seja, curto ouvir o disco inteiro na sequência, especialmente pra compor o ambiente (não gosto do termo lounge music :P)

A música que mais ouvi neste disco
Alguma dúvida de que foi "Postcards form Italy"? Foi a música que eu mais ouvi em TODO o ano de 2010, pra vocês terem uma idéia (segundo dedurou o meu iTunes)

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Apesar do rebuscamento dos arranjos, da sobriedade dos vocais e da erudição de algumas músicas, Zack tinha apenas 19 anos quando compôs esse disco, e jamais tinha colocado os pés na Europa. Esse cara promete! (e eu espero que cumpra :D)

Um pedacinho do disco:

0 comentários: