BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 23 de junho de 2011

#269 Rastapé, "Cantando a história do forró"


Neste disco, o Rastapé deixa seu repertório de lado e presta uma senhora homenagem aos grandes artistas do forró e seus intérpretes. E claro, com toda a competência de seus trabalhos autorais. Apesar de até hoje não saber dançar dignamente forró, me amarro em ouvir as músicas e gosto bastante do ritmo (algo bom a se frisar pra quem toca algum instrumento de percussão).

Descobri esse disco por acaso: estava procurando versões da música "Abri a porta", do A Cor do Som, já que conhecia uma ótima cantada por Gilberto Gil e Dominguinhos. Dei de cara com ela cantada pelo Rastapé e saí procurando o disco que tinha essa versão. Foi uma descoberta muito oportuna para aquele meio de ano (maio de 2007, pra ser mais exato), já que eu fazia planos de passar as festas juninas no Nordeste. O sonho não se concretizou ainda, mas ao menos fiz uma excelente aquisição à minha cdteca.

Das 14 músicas que compõem o CD, eu não consigo dizer uma que seja mediana: são de boas pra cima. Alguns pout-pourris muito bons, como o especial Alceu Valença ("Morena tropicana / Anunciação") e o especial Dominguinhos ("Eu só quero um xodó / Pagode russo"), além das clássicas "Bate coração" (Elba Ramalho) e "Feira de mangaio" (Clara Nunes). Se colocam dignamente na história do forró ao interpretar a excelente "Colo de menina".

A música que mais ouvi neste disco
Meu apreço pela discografia de Alceu falou alto: "Morena tropicana / Anunciação"

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Este disco eu dedico a todas as festas de São João do nosso país, especialmente no Nordeste, onde literalmente todos se mandam para o interior curtir forró, comidas típicas, fogueira, bandeirolas, etc. Ainda não foi dessa vez que eu pude participar de uma por lá (já que aqui no sudeste nós temos apenas um arremedo de festa), mas ano que vem eu tento de novo

Um pedacinho do disco:
http://www.youtube.com/watch?v=C5Zs1Lavo9I

0 comentários: