BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 16 de junho de 2011

#262 Natiruts, "Natiruts"

Nunca fui um graaaaaande fã ou entendedor do reggae. Bob Marley vai além do reggae. É como Pelé, Zico, Maradona ou Obina, isto é, um nível acima do que pressupõe a nossa vã filosofia. Saindo das divindades e entrando no gurpo dos mortais comuns, até me arrisquei a ouvir Peter Tosh, UB40, Black Uhuru e Steel Pulso, mas sem grandes emoções. Entre sons tupiniquins, o Cidade Negra e O Rappa têm seus méritos, mas não os vejo como representantes absolutos do reggae. Quase sem querer, descobri uma banda nacional que fazia um sonzinho honesto e roots: o Nativus.

Aliás, o nome "Nativus" durou pouco. Mal fizeram algum sucesso e apareceu uma banda do sul que clamou o nome. Assim como o J. Quest virou Jota Quest, o Nativus mudou para Natiruts e vida que segue. Bom, o tal disco era forte na influência jamaicana e com grande apelo para a molecada. No clime "baseado-pós-praia", o CD tinha qualidade e canções agradáveis. Em pouco tempo, "Liberdade pra dentro da cabeça" estava tocando em todo canto. A galera do Posto 9 curtiu.

A música que mais ouvi neste disco
Ouvi muito "Som de Bob", que ganhou uma versão forró igualmente divertida.

Presepada musical ou uma pequena curiosidadeO bonequinho jogando futebol na capa do disco não é por acaso. Além da música, a banda se amarra no bom e velho esporte bretão. Já joguei bola com um dos membros do Natiruts, por sinal.

Um pedacinho do disco

0 comentários: