BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 12 de junho de 2011

#258 Zé Ramalho, "20 Anos - Antologia Acústica"

Venhamos e convenhamos, o artista que chega aos 20 anos de carreira com credibilidade não pode ser só mais um rostinho bonito. E o que falta de "buniteza" para Zé Ramalho sobra em talento para ser um dos grandes poetas e intérpretes da música nordestina. Aliás, da música brasileira.

Zé Ramalho recebeu o merecido reconhecimento por sua obra nos anos 1990. "Admirável Gado Novo" entrou na trilha de novela das oito e conquistou o povão, muitos anos depois do seu lançamento original. Foi a brecha para que o bardo nordestino mostrasse que seu trabalho vai muito além da trilha da novela lançada pela Som Livre. Rolou um clima do tipo "ah, então 'Frevo Mulher' é dele?", "ih, 'Eternas Ondas' não era do Fagner?". Eu me incluo neste grupo e me encantei pela música do cara, muito graças a "20 Anos – Antologia Acústica". Aliás, o título "Antologia Acústica" é justíssimo!

Em um álbum duplo que não levou o selo MTV, Zé Ramalho recriou seus maiores sucessos. Lá estão "Avôhai", "Táxi Lunar", "Vila do Sossego", "Chão de Giz", "Beira-Mar" e "Mulher Nova, Bonita e Carinhosa Faz o Homem Gemer sem Sentir Dor". Putz, este título de música é quase uma letra completa.

A música que mais ouvi neste disco
Simplesmente a-do-ro "Chão de Giz", seja na voz do Zé ou da Elba. É uma canção belíssima

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Na época do forró-universitário, Zé Ramalho colocou seus xaxados nas vitrolas do eixo Rio-São Paulo. Conheci uma menina que dizia "ai, passo mal com o Zé cantando 'Vila do Sossego'. Sem noção, cara". Pois é, sem noção.
O encarte do álbum é praticamente uma enciclopédia. Tem as histórias e causos de cada faixa.

Um pedacinho do disco

3 comentários:

Navegante disse...

Caraca, não conheço esse disco! Vou correr atrás, me amarro no Zé.

Ps: ele tem uma música ótima na trilha sonora de Roque Santeiro: "Mistérios da meia noite"

Maria disse...

COMO Eduardo Starling não tem esse álbum?

E tem que comprar mesmo. Baixar não vale porque o caderninho é indispensável.

Não sei dizer qual música ouvi mais. Mas ouvi Beira-mar repetidas vezes anos depois de ter comprado o disco, porque a letra é fantástica, e aí eu faço isso pra "captar" todas as nuances da música.

Pena que Mulher nova, bonita etc não está completa neste álbum.

E prefiro Frevo Mulher cantada pela xará.

(aliás, que puta álbum é o da amelinha, mas vcs não devem conhecê-lo)

Navegante disse...

É, vou reparar esse erro

E o da Amelinha eu já ouvi, bonzãO! (mas tb não tenho)