BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 21 de junho de 2011

#267 Geraldo Azevedo, "Uma geral do Azevedo"


Baseado em show do cantor pernambucano no Circo Voador, em 2008, esse disco é um grande apanhado dos 35 anos de carreira de Geraldo, um dos músicos nordestinos que mais admiro. Uma pena que eu não tivesse ouvido falar do show na época, porque com certeza eu estaria lá presente. Mesmo não sendo muito fã de gravações de DVD (muitas vezes algumas performances parecem artificiais, sem contar quando os músicos são obrigados a repetir músicas porque "a gravação não ficou boa")

Algumas músicas são realmente imperdíveis. Logo no começo, "Dona da minha cabeça" me faz lembrar dos casos de uma adolescência recorrente, que poucos são capazes de admitir embora muitos a revisitem quando a alma parece ficar velha e empoeirada. "Chorando e cantando", "O amanhã é distante", e mais adiante segue a "Caravana", que sempre me põe pensativo: a vida é cigana. Depois "Dia branco", um dos meus poemas cantados prediletos; "Canta coração" é de uma simplicidade e doçura raros.

Mais adiante a famosa "Bicho de sete cabeças", depois a "Menina do Lido": existe algo mais óbvio e genial do que 'menina eu te conheço não sei de onde / mas por incrível que pareça sei o seu nome' ? Pior que tem, e se chama "Moça bonita", que abre um medley excelente, culminando na ótima "Sétimo céu". Muita música boa, né? Mas tem mais: "Táxi lunar" ao final fecha o disco com chave de ouro e mostra que grande contribuição Geraldo deu à música popular brasileira

A música que mais ouvi neste disco
O medley "Moça bonita / Sabor colorido / Sétimo céu"

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Esse disco mexe muito comigo, porque várias músicas foram marcantes em vários momentos decisivos da minha vida (talvez a não tão sutil mudança de estilo de escrita no post como um todo dê essa dica) . Especialmente de 5 anos pra cá. E de todas, acho que "Caravana" tem um sabor especial, por conta de um vendaval que passou na minha vida

Um pedacinho do disco:
http://www.youtube.com/watch?v=TgeF4V_NsbE

0 comentários: