BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sábado, 29 de janeiro de 2011

#124 Beirut, "The flying club cup"


Depois da euforia momesca em 2009, precisei fazer uma incursão em qualquer som que não lembrasse samba, marchinha ou batucada, para desintoxicar os ouvidos. Não me levem a mal, eu adoro os ritmos carnavalescos, mas depois de meses de intensivão ensaiando para levar a batucada para as ruas, mesmo a alma foliã do mais abnegado batuqueiro precisa de férias. E foi nessa época, em 2009, que eu descobri as músicas da banda Beirut.

De cara, comecei a ouvir a música "Elephant gun", do disco anterior do grupo (Gulag Orkestar, do qual falarei daqui a um tempo). Mas a música que me fez mergulhar na discografia do Beirut foi "Nantes", a 2ª faixa deste disco. O som é bastante alternativo: uma mistura de folk do leste europeu (com direito a instrumentos de sopro e acordeon) com elementos pop, em muitos casos me soou estranho na primeira audição. É o tipo de disco pra se ouvir na sequência original, aproveitando bem as nuances de cada música. Elas me dão a impressão de evoluirem "em camadas" (primeiro voz, depois entram sopros, depois percussão, etc).

Hoje posso dizer que já ouvi bastante o disco, escuto bastante metade das faixas, e ainda assim tenho a sensação de descobrir algo novo a cada vez que o escuto, dada a complexidade dos arranjos.

A música que eu mais ouvi deste disco
"A sunday smile", a minha atual predileta pra ouvir na praia, de bobeira, vendo o mar bater...

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Segundo Zach Condon (vocalista da banda), a inspiração para fazer este disco veio de uma viagem que ele fez à França e de tudo que ele viu/ouviu por lá. Por essa razão, cada faixa do disco faz alusão a alguma cidade visitada por Zach, na ordem em que as visitou. Como se fosse o playlist mental de viagem dele.

Um pedacinho do disco:

0 comentários: