BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

#119 O Rappa, "O Silêncio q Precede o Esporro"

Sem risco de exagero, posso dizer que O Rappa é uma banda casca-grossa. Após a consagração de "Lado B Lado A" (1999), o grupo teve que superar a saída de Marcelo Yuka, vítima da violência urbana do Rio de Janeiro. Com as cicatrizes quase fechadas, outro golpe: a morte do produtor e amigo Tom Capone. A tragédia ocorreu em 2004, meses após o lançamento de "O Silêncio q Precede o Esporro".

A amizade entre O Rappa e Tom Capone fica evidente neste disco, especialmente no DVD lançado em conjunto com o CD. Além de um show no Olimpo (RJ), a banda gravou um pocket-show na Toca do Bandido, estúdio do produtor. Aliás, o DVD de "O Silêncio q Precede o Esporro" vale muito a pena. Além das duas apresentações, o disquinho tem entrevistas e curiosidades realmente interessantes.

Bom, voltando ao CD, "O Silêncio q Precede o Esporro" mantém a pegada urbana, as letras cariocas e a crítica social. As inéditas "Rodo Cotidiano", "Mar de Gente" e "Reza Vela" estouraram nas rádios e programas de auditório. Também percebi uma reverência da banda a alguns ídolos, com a regravação de "Maneiras" (clássico de Zeca Pagodinho, com a participação do próprio) e "Deus lhe Pague" (de Chico Buarque, mas sem a participação do próprio).

A faixa que mais ouvi neste disco
Olha, "Reza Vela" é muito legal, mas "Mar de Gente" transborda energia e tem uma letra positiva, cotidiana e com ar de cidade grande. Mais O Rappa impossível.

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Mesmo em tempos de download, iPods, pirataria e o escambau, O Rappa consegue ser um bom vendedor de discos. Cada lançamento da banda entra na lista dos mais vendidos do ano (segundo a ABPD).
Fico admirado como o Falcão pega mulher!!!


Um pedacinho do disco



3 comentários:

Navegante disse...

Adoro o Rappa, mas conheço mal e porcamente esse disco. Vou remediar isso!

Maria disse...

falcão #pegael fácil!

Surfista disse...

Não falei? Falcão é um fenômeno!