BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

#115 R.E.M., "Document"

"Document" é mais um tesouro da fase em que o R.E.M. ainda era apenas uma banda promissora da Georgia. A diferença é que este álbum tinha em seu repertório "The One I Love" e "The End of the World as We Know It (I Feel Fine)". Assim como o grande Navegante Edu Starling, eu conheci o R.E.M. por "The End of the World as We Know It (I Feel Fine)" e foi amor à primeira audição.

A canção surgiu para mim na época em "Out of Time" foi lançado (leia-se início dos anos 1990) e o R.E.M. se instalou definitivamente no cenário pop. Lembro que ouvi a canção em algum bloco da MTV (na época em que a MTV ainda era legal). Fiquei com a faixa na cabeça, mas não pude ouvi-la de novo. Naquela época, não havia Internet para pegar mp3.

Anos depois, na faculdade, passei um verão em Cabo Frio e um dos poucos discos que tínhamos era "Eponymous", uma coletânea do R.E.M. que tinha justamente "The End of the World as We Know It (I Feel Fine)". Finalmente, eu pude curtir a canção em sua plenitude e ainda me deslumbrar pelo amor escancarado de "The One I Love" ou pela beleza de "Finest Worksong". Todas as três são faixas de "Document", que comprei na segunda metade da década de 2000. Álbum que confirma que o R.E.M. é uma banda consistente em qualquer fase da sua trajetória.


A faixa que mais ouvi neste disco
Empate técnico entre "The End of the World as We Know It (I Feel Fine)" (claro!), "The One I Love" e "Finest Worksong".

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Quando o R.E.M. tocou "The One I Love" no Rock in Rio 2001, eu estava pertinho do palco e quase chorei. Coisa linda!
Esta mesma canção embalou muitas noites pensando em musas insensíveis.
Salvo engano, o "Eponymous" nunca foi lançado no Brasil. Acho que o repertório foi aproveitado no "The Best of R.E.M.", lançado em 1991.
Um tesourinho deste disco é "King of Birds", linda canção que está no final do CD.

Um pedacinho do disco

1 comentários:

Navegante disse...

Olha, confesso que eu de cara não gostei tanto do Document não... Só ouvia "It's the end.." e "The one I love". Mas depois fui ouvindo com mais calma, é um excelente disco! Uma outra muito boa: "Exhuming McCarthy", que eles inclusive tocaram naquele show no HSBC Arena.

Outra: o Eponymous se não me engano foi uma coletânea concebida por eles para tentar dar uma geral na carreira, e tem algumas coisas que só saíram em EPs. Já o "The Best of R.E.M." foi só pra cumprir tabela, já que o contrato com a IRS previa um número X de discos, e eles já estavam acertados com a Warner