BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 16 de janeiro de 2011

#111 Eric Clapton, "Unplugged"

Posso afirmar sem medo de cometer uma injustiça que o projeto acústico de Eric Clapton foi um marco em sua carreira e também na história da MTV. O disco "Unplugged" caiu no gosto de público e da crítica. Para o artista, foi um novo gás em sua música, seis Grammys na estante e milhões de novos fãs. Para a MTV, o formato sucessos-em-formato-voz-e-violão se tornou em uma galinha dos ovos de ouro.

Lançado em 1992, "Unplugged" reúne um repertório de melodias intimistas, que passeiam pelo blues e pelo rock. O carro-chefe do CD foi a canção "Tears in Heaven", comovente e sofrida homenagem ao filho Connor, falecido em um acidente no início dos anos 1990. Milhões de pessoas foram solidárias ao guitarrista e compraram o disco - inclusive eu. Só que "Tears in Heaven" não é um sucesso isolado entre as 14 faixas do álbum. Na verdade, o disco é bom de cabo a rabo, com "Running on Faith", "Hey Hey", "Old Love", "San Francisco Bay Blues" e a clássica "Layla", reconstruída em versão acústica.

Discaço!

A faixa que mais ouvi neste disco
"Layla"! Eu já era fã da música em sua versão original, mas fiquei assombrado com os novos contornos que Eric concebeu em sua roupagem acústica. Fora de série!

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Aos 15 anos, ganhei um violão de aniversário. Meu objetivo era tocar que nem o Eric Clapton. Pois é, não rolou...

Um pedacinho do disco:

2 comentários:

Rui Santos disse...

Discaço...esse foi também um dos discos que me motivaram a tocar violão...

Navegante disse...

Esse é SENSACIONAL!

E a versão acústica de 'Layla' dá de dez na original