BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

#123 Led Zeppelin, "IV"

Demorei muito para escrever sobre o Led Zeppelin por uma série de razões. A primeira é por um imenso respeito que tenho pela banda. Outro motivo é que tanta gente gabaritada já escreveu sobre eles e sobre o álbum "IV" em particular. Desde 1971, tanto já foi dito sobre "Stairway to Heaven", "Black Dog", "Misty Mountain Hop", "The Battle of Evermore" e a lendária "Rock and Roll". O que eu poderia acrescentar a um dos maiores clássicos da história do rock e um dos mais importantes da minha vida? Refleti e muito e cheguei a uma resposta: nada! E tá muito bom!

Este simpático bloguinho não tem obrigação de ser vanguardista ou trazer novos enfoques sobre discos memoráveis (ou outros nem tanto). É simples e pura curtição musical livre e descompromissada. É espaço para repetir o que já foi dito sem vergonha na cara. No caso de "IV", muito já foi publicado.

Então tá, "IV" mostra as garras nos primeiros segundos. Robert Plant urra "Hey hey mama said the way you move. Gon' make you sweat, gon' make you groove" e abre alas para a guitarra de Jimmy Page, o baixo de John Paul Jones e a batera de John Bonham. Daí para frente é uma enxurrada de rock'n'roll puro e sem gelo. A banda só tira o pé do acelerador para apostar nas sonoridades orientais em "The Battle of Evermore", na balada épica "Stairway to Heaven" e na acústica "Going to California". Fora isso é Led Zeppelin em sua melhor forma e expressão.

"Its been a long time, been a long time, / Been a long lonely, lonely, lonely, lonely, lonely time."

A faixa que mais ouvi neste disco
"Stairway to Heaven". Óbvia. Incontestável. Clichê. Clássica. Imortal.

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Não lembro da primeira que ouvi "IV" inteiro. Só lembro que fiquei desnorteado com o som. Sempre que ouço, fico hipnotizado. É um dos meus 5 discos preferidos.
Lembro que ouvi "Stairway to Heaven" pela primeira vez em Petrópolis. Um amigo tinha chegado dos Estados Unidos e tinha um revolucionário discman (aquele breguetinho jurássico que tocava CDs, lembra?). Uma das músicas que rolavam era o clássico do Led Zeppelin.
Em "Wayne's World" (infamemente batizado no Brasil como "Quanto Mais Idiota Melhor"), há uma loja de guitarras com uma placa "Proibido tocar 'Stairway to Heaven'". Piada direcionada para quem gosta ou toca guitarra e acha o máximo dedilhar esta música.
Reza a lenda que muitas canções e a própria capa de "IV" foram inspiradas na saga "Senhor dos Anéis".
"IV" é mais um disco sem título declarado. Foi chamado de "IV" por ser o 4º álbum do Led Zeppelin. O Metallica também tem um disco titleless: "Black Album".
Quem já tentou ouvir "Stairway to Heaven" de trás para frente levanta o braço!

Um pedacinho do disco:

2 comentários:

Maria disse...

hahahahha, nunca tentei ouvir starway de trás pra frente com medo de ser seduzida pelo diabo!

quinta passada teve um showzinho no nosso bom e velho nucrepe e uma das bandas, chamada led and purple, imagina, tocou essa com nosso bom e velho maestro rodrigo d'ávila, que não sei se vc conhece, na flauta. foi de molhar a calcinha.

Surfista disse...

Grande Nucrepe. Lendário! Épico!