BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

#100 Pixies, "Trompe le Monde"

Por volta de 1992, parti para comprar meu quarto disco do Pixies (e também quarto e último disco da banda). Não tinha lido muito a respeito dele, mas achei que dificilmente me decepcionaria com base na experiência com os outros discos. Passei na boa e velha Gramophone do Shopping da Gávea e comprei o CD. Nessa época, o Shopping da Gávea era meu posto avançado: fazia hora lá na hora do almoço (intervalo da faculdade), e às vezes também antes de remar após a aula.

Mais uma vez, um disco do Pixies bem diferente dos demais. Embora o estilo seja mais sujo e punk, se parecendo um pouco com o Surfer Rosa (do qual ainda vou falar por aqui), tinha alguma coisa diferente que eu não sabia o que era. Com o tempo percebi: você quase não nota a presença da baixista Kim Deal, os vocais são basicamente do Black Francis (atual Frank Black). E isso ao meu ver foi um ponto negativo do disco, apesar de ter algumas das minhas músicas prediletas.

O disco em si é BEM interessante, pra quem gosta desse 'alternativo sem estilo' do Pixies. Das 15 músicas, as únicas que eu não dou muita bola são "The navajo know" e "Space (I believe in)". Todas as outras eu ouvi bastante, e me lembram muito essa época remo-faculdade-remo-casa.

A faixa que mais ouvi neste disco
"Motorway to Roswell" e "Letter to Memphis"

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
O fato de Black Francis fazer quase tudo no disco já era claro sinal de que as coisas não iam bem no relacionamento da banda. Tanto que o grupo se desfez pouco depois, quando Black Francis mudou seu nome artístico para Frank Black e saiu em carreira solo, e Kim Deal se juntou com sua irmã gêmea e mais alguns músicos para formar o "The Breeders"


Um pedacinho do disco:

2 comentários:

Unknown disse...

Discaço! Realmente, tem muito mais do Frank Black nele - por exemplo, as letras de sci-fi. Porém, vale lembrar que o Breeders já existia na época. E já tinham até lançado o ESPETACULAR "Pod", melhor álbum deles na minha opinião.

Curto muito "Sad punk".

Abs!

Navegante disse...

Putz, tinha esquecido do Pod!

Realmente espetacular, e uma boa idéia de post