BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 2 de janeiro de 2011

#097 U2, "Under a Blood Red Sky"

Em 1997, quando o U2 tocou no Brasil pela primeira vez, todos os álbuns da banda (até então) foram relançados com preços camaradas. No embalo, eu comprei "Under a Blood Red Sky", lançado no distante ano de 1983. Convenhamos, se 1997 já é longe, imagine 1983...

Enfim, o disquinho, gravado ao vivo, apresenta os irlandeses em sua fase mais engajada, política e criativa. O repertório foi gravado durante a turnê do U2 pelos Estados Unidos e Alemanha. São apenas 8 faixas, mas dentre as quais você encontra "Gloria", "I Will Follow", "New Year's Day", "40" e a emblemática "Sunday Bloody Sunday".

Entendo que "Under a Blood Red Sky" foi o álbum que fez Bono (usando mullets) e sua patota ganharem o mundo. Naquela época, não havia internet para conhecer bandas do outro lado do oceano. Outro ponto crucial do disco é a confirmação do U2 como uma grande banda ao vivo, com vigor e química com o seu público.

A faixa que mais ouvi neste disco
"Sunday Bloody Sunday" ainda é um hino cantado por jovens músicos que emociona quem a ouve. A bateria marcial de Larry Mullen Jr. dá o tom militar da canção.

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Errrr... deixa pensar... não tem.

Um pedacinho do disco:

3 comentários:

Rui Santos disse...

Gosto muito do disco também...minha preferida nele é "New Year's Day"...Bono é o cara...

A propósito, feliz ano novo a todos!

Navegante disse...

Pra mim, esse disco só perde pro 'Joshua tree'. Isso em termos de memória afetiva, porque esse tem mais músicas boas

Unknown disse...

Bons tempos quando o U2 era uma boa banda de rock.