BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 24 de maio de 2011

#239 The Beatles, "Abbey Road"


Estou pra falar desse disco há um tempão, e nada de me inspirar. Sim, é considerado um dos melhores discos da banda (senão o melhor), mas de uns anos pra cá andei muito tempo mergulhado em alguns discos anteriores. Mais precisamente, os que já apareceram por aqui (Sgt Peppers, Álbum Branco, Revolver e Help!). Com a volta de Paul McCartney ao Rio no último fim de semana (após 21 anos), redescobri o Abbey Road.


Interessante saber que esse é o último disco gravado pelos Beatles (embora Let it be tenha sido lançado depois), mas ao mesmo tempo seja um dos discos mais consistentes da banda. Lembro muito bem na minha infância / adolescência do meu irmão falando da paixão que ele tinha pelo Abbey Road, e eu na época só queria saber do Help!, por exemplo.

Eu só comecei a gostar desse disco depois de entender a "lógica" dele: o lado A é composto por músicas independentes, ou seja, que funcionam bem sozinhas (como por exemplo as excelentes "Something" e "Here comes the sun", ambas composições do genial George Harrison). Já o lado B na verdade é um grande medley, onde todas as músicas emendam uma na outra. Pra quem ouve CD no shuffle (coisa que eu faço bastante), as músicas do lado B acabam ficando incompletas mesmo. Mesmo assim, hoje percebo que mais do que entender o disco, eu finalmente passei a SENTIR esse disco. E isso ficou claro pra mim ao ouvir o último verso do disco, na música "The End", no final do show deste domingo que passou (22/mai): "...and in the end, the love you take, is equal to the love you make...". Ali percebi que eu talvez não tivesse maturidade musical, emocional ou coisa parecida para perceber o Abbey Road em toda sua magnitude. Ou então eu simplesmente passei batido pelo disco, esperando melodias e arranjos fáceis como os da primeira fase da banda. Ou as duas coisas, sei lá.

HOJE, pelo menos, ele está ali brigando com o Sgt Peppers pelo título de disco dos Beatles que eu mais gosto (embora não tenha o mesmo impacto emocional do primeiro)

A música que mais ouvi neste disco
"Something", maravilhosa!

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
A capa desse disco é uma das imagens mais emblemáticas dos Beatles, e tem inúmeras homenagens / paródias em diversas mídias. Além disso, o fato de Paul aparecer na foto descalço já suscitou uma série de especulações acerca de sua identidade: existe uma teoria conspiratória de que o verdadeiro Paul McCartney morreu num acidente de carro, e que o Paul que conhecemos hoje na verdade é um sósia contratado para subsituí-lo. E que sua foto descalço na capa de Abbey Road na verdade é uma pista para a verdade. Cada coisa que inventam...

Um pedacinho do disco:

3 comentários:

Maria disse...

lado A e lado B... coisas que perderam um pouco o significado com as novas mídias.

e isso era bem, bem interessante.

something é uma música que toca tão cruelmente aqui, porque me remete a uma coisa ainda meio recente, enfim, eu chorei de soluçar durante a música toda no show, e ainda bem que meu pai não viu, porque ia ser meio estranho.

Navegante disse...

Pois é, eu sou desse tempo em que os discos tinham lados... :)

E no meu caso, as músicas que batem forte não são desse disco: Blackbird (white album) e Hey Jude (que só saiu como single e depois na coletânea 'Hey Jude', em 1970)

Maria disse...

é... a gente lembra de SINGLE!

hahaha