BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 6 de maio de 2011

#221 Guns 'n Roses, "Use your Illusion I"


Depois de estourar nas paradas com o sucesso do disco Appetite for destruction (do qual falei aqui), criou-se uma grande expectativa no mundo todo em torno do Guns 'n Roses. A banda alcançara uma popularidade enorme (comparável aos ainda popstars do U2), mas que ao mesmo tempo enchia os jornais e tablóides com os destemperos do vocalista Axl Rose. Ignorando tudo isso, os fãs seguiam aguardando o lançamento do novo trabalho da banda.

Eis que o Guns solta logo dois petardos no mercado: Use your illusion I e II. Gravados ao mesmo tempo, poderia muito bem ser um disco quádruplo (já que, em vinil, ambos são álbuns duplos). Mas a banda preferiu dividir o trabalho em 2 lançamentos simultâneos, e com certeza lucrou muito com isso. Na época, eu só podia comprar um, então combinei com meu primo (que também queria comprar): eu compro o I, ele o II, e depois trocamos pra ouvir e gravar nossas fitas. Quando ouvi esse aqui, pensei: dei azar. O disco me pareceu uma tentativa da banda de abraçar o mundo com as pernas.

Algumas músicas seguem a linha hard rock característica da banda nos trabalhos anteriores, enquanto que outras músicas mostram incursões deles em outros estilos, o que na minha opinião foi uma certa perda de foco. Dessas incursões, gostei somente do estilo mais progressivo de "November rain" (um grande sucesso na época, que fez o Disk MTV aumentar a duração por um tempo, de modo a comportar seus 9 minutos sem abrir mão do tempo dos anunciantes). Fora essa, o bom cover de Paul McCartney em "Live and let die", a ótima "Don't cry" (que aparece nos 2 discos, com letras diferentes), e mais umas duas músicas medianas. O resto é dispensável.

E quanto ao Use your Illusion II, aguardem daqui a 2 dias...

A música que mais ouvi neste disco
"November rain" que me desculpe, mas foi "Live and let die" por razões históricas :)

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
O clipe de "November rain" foi um dos vídeos mais caros da história (custou cerca de US$ 1.5 milhão), já que inclui o aluguel de um teatro em Los Angeles, orquestra (ao contrário do usual em clipes, todo mundo estava realmente tocando) e cenas de Slash filmadas de um helicóptero. E a noiva com que Axl se casa no clipe é a modelo Stephanie Seymour, namorada dele na época. Aliás, QUE NAMORADA! :D

Um pedacinho do disco:

2 comentários:

Surfista disse...

Não sou lá muito fã do GNR, mas admito que este disco é um clássico. Não tão clássico quanto o "Appetite for destruction", mas é clássico.

Maria disse...

Não sou lá muito fã do GNR mas as músicas me tiram do prumo. VAI ENTENDER.

Não sei se resgata alguma memória adolescente, sei lá...