Veja como o tempo passa e as pessoas mudam. Uma geração inteira vê a Gwen Stefani rebolando gostosamente ao som de músicas de boite, mas nem tantos sabem que ela foi vocalista de uma das bandas de rock mais legais dos anos 1990. Pois é, eram os tempos do No Doubt.
Naquele tempo, Gwen já era gostosa, mas o estilo era outro. Ela não era uma Lady Gaga wannabe, ou um Christina Aguillera melhorada. Ela era a estilosa cantora e compositora da banda que bombava nas rádios com "Don't Speak", "Just a Girl" e "Spiderwebs". Pois assim era "Tragic Kingdom", o disco que fez muita gente feliz – inclusive eu – em 1995. Era um álbum com pegada rock, peso e tempero de ska. Forçando um pouco a barra, era um Sublime muito mais interessante.
Para mim, o No Doubt tem cheiro de verão, faculdade, chopadas, chope no Empório e festas na Casa da Matriz. Era o som das gatinhas alternativas do Baixo Gávea e das politizadas da PUC. Ao mesmo tempo, era a trilha sonora da moçada do surf, dos fãs do Acabou La Tequila e da galerinha da praia.
E o No Doubt acabou. Pena. Lamento que Gwen tenha optado por ser só mais uma loira quando ela poderia ter sido A loira.
Opa! Peguei pesado nas referências. Aos leitores fora do Rio, Empório é um bar com temática rock que fica no coração de Ipanema. Casa da Matriz é uma boate alternativa (se é que isso existe) que fica perto do cemitério de Botafogo. O Baixo Gávea é o burburinho preferido dos universitários e torcedores do Flamengo. Cantinhos bacanas da Cidade Maravilhosa.
A faixa que mais ouvi neste disco
"Don't Speak" foi a música que levou o No Doubt ao grande público. Era altamente chiclete. No rastro de "Don't Speak", ouvi muito "Just a Girl".
Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Uma amiga confessou que tinha uma tara de fazer amor ao som do No Doubt. Nunca ouvi "Tragic Kingdom" com ela.
Um bom amigo baixista declarava ser alucinado pela Gwen Stefani.
Um pedacinho do disco
1 comentários:
Me amarro nesse disco! Mas demorei pacas a descobrir o som da banda. Lembro bem do final dos anos 90 quando eu vira e mexe zapeava os canais e parava num programa do tipo "Top10" de clipes da Deutschwelle, e SEMPRE dava No Doubt na 1a posição!
Comprei esse disco na época, viciei rápido em Spiderwebs, just a girl, happy now? e sunday morning. Detalhe: 'Don't speak' foi escrita com base no fim do relacionamento de Gwen Stefani com o baixista Tony Kanal
Postar um comentário