BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 23 de maio de 2011

#238 O Rappa, "Lado B Lado A"

Se em "Rappa Mundi", os cariocas dO Rappa conquistaram o seu merecido lugar ao sol, "Lado B Lado A" os colocou em um nível acima do mero pop. A banda não se acomodou com suas contas bancárias recheadas. Sem tomar apenas um partido como os brothers do Planet hemp, os músicos Falcão, Yuka, Lobato, Xandão , Lauro e Negralha se tornaram as vozes de sei-lá-quantos pretos pobres que já sofreram na mãe de policiais corruptos ou da sociedade. Na voz rasgada de Falcão, a poesia ácida de Yuka invadia festinhas da playboyzada com histórias do Engenho Novo e das favelas. Cristo e Oxalá se encontram na mesma procissão sonora e ficam numa boa. É rock panfletário e eficiente, mesmo sem a testosterona do Rage Against the Machine. Cara, adoro este disco!

Acho que O Rappa popularizou o subúrbio sem a ferocidade intolerante dos Racionais MCs ou a saliência dos funkeiros. Cérebro da banda, Marcelo Yuka concebia pequenas óperas roqueiras no melhor estilo Legião Urbana. Ele fez a banda ser ouvida e levada a sério. Saca esses versos:

"Faltou luz, mas era dia
O sol invadiu a sala
Fez da TV um espelho
Escondendo o que a gente não via"

Na épica "Minha Alma", a mesma pegada poética e urbana:

"As grades do condomínio são para trazer proteção
Mas também trazem a dúvida
Se é você que está nessa prisão"

Sabe, acho que O Rappa é tão fiel às suas origens pobres, às suas fontes humildes, que as canções ganham autenticidade espontânea.

A faixa que mais ouvi neste disco
"Minha Alma", que continua armada e apontada para a cara do sossego.

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
O Rappa é a única banda nacional que acompanho. Sempre paro para ouvir seu novo trabalho e sempre ouço algo bacana. A banda superou a saída de Yuka, se reconstruiu e fez o que aprendeu desde que eram moleques da periferia: sobreviveram.
Ganhei "Lado B Lado A" quando completei 20 anos. Foi um presente de um amigo que sumiu. Perdi totalmente o contato com ele.
"Minha Alma" é o melhor clipe de rock nacional de todos os tempos. Tem fotografia, edição, roteiro... tudo perfeito! Você lembra de outro clipe casca-grossa? Eu lembro de "Diário de um Detento", dos Racionais, mas acho que não é tão maneiro.
Oito em dez amigas minhas perdem a linha e a compostura com o Falcão. Fenômeno!

Um pedacinho do disco

1 comentários:

Navegante disse...

Álbum excelente, e "Minha alma" é realmente um musicaço! Há uns anos atrás, o Banga tocava "O que sobrou do céu" nos shows, ficava fantástica com o suingue da bateria do bloco