BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 16 de maio de 2011

#231 Teenage Fanclub, "Bandwagonesque"


Esse já é o 3º disco do Teenage do qual falo por aqui, o que de certa forma corrobora o quanto seus trabalhos marcaram minha vida ao longo dos anos. E justamente o primeirão que eu ouvi, entre 1991 e 1992, que vem a ser o segundo trabalho da discografia da banda.


Como já disse antes, durante um bom tempo estavam no rol das minhas bandas prediletas, já foram comparados aos Beatles (o que é relativamente comum na mídia britânica com cada banda nova que desponta por lá, vide Oasis), mas de uns tempos pra cá fui perdendo o interesse. Acho que pode ser por causa da minha decepção com o "Songs from Northern Britain", que sucedeu o ótimo "Grand Prix". De qualquer forma, eu lá no fundinho ainda queria ver um show deles, em nome dos discos anteriores. Eis que meu sonho se realizou há 4 dias, no Circo Voador, cerca de 20 anos desde a primeira vez que ouvi "Star sign" num clipe da MTV. E foi aí que tudo começou a fazer sentido.

O impacto desse álbum de capa extravagante foi muito maior do que eu imaginava. Além de "Star sign", lembro dos vários momentos que ouvi "December", imaginando o pé na bunda que o cara levou pra querer assassinar dezembro. Lembro também daquele finalzinho gostoso de "The concept", onde as guitarras distorcem sem ferir o belo arranjo vocal entremeado por teclados. E como esquecer cada viagem mental que eu tinha ao ouvir "Alcoholiday", com letra e melodia que vão muito além do trocadilho feliz do título? É, não dava pra deixar esse disco de lado de jeito nenhum...

A música que mais ouvi neste disco
Uma dessas 4 que citei... Muito provavelmente "The concept"

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Olha, essas músicas marcaram muitos momentos importantes meus, difícil escolher um. Fico com tudo que passou pela minha cabeça ao ouvir "Alcoholiday" ao vivo ontem, com o Norman Blake cantando a poucos metros, público de fãs delirando com esse resgate de uma música tão antiga da discografia deles. E a sensação de que faltava alguém ali comigo.

Um pedacinho do disco:

0 comentários: