BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sábado, 21 de maio de 2011

#236 Rita Lee, "Aqui, Ali, Em Qualquer Lugar"

Algo muito pitoresco aconteceu no início dos anos 2000. Alguns dos medalhões da MPB lançaram discos homenageando seus ídolos. Elba Ramalho gravou um tributo ao Rei do Baião Luiz Gonzaga, Gilberto Gil dedicou um CD ao grande Bob Marley e a vermelhíssima Rita Lee Jones reverenciou os Beatles.

"Aqui, Ali, Em Qualquer Lugar", lançado em 2001, foi um disco muito bem recebido pelo público. Tocou bastante, foi trilha sonora de novela e vendeu razoavelmente bem. Macaca velha, Rita pinçou grandes sucessos do Fab4 e os remodelou com toques de bossa nova. A própria capa mostra essa ponte musical Rio-Londres. As canções alternam letras originais com versões corretinhas e respeitosas em português.

Rita Lee teve lá seu mérito neste CD. Ela pegou um repertório 100% clichê e criou melodias cheias de personalidade sem perder o elo com as músicas originais. "A Hard Day's Night", "All My Loving", "She Loves You" e "Michelle", dentre outras, ficaram estupidamente brasileiras. Palmas para a titia Rita.

A faixa que mais ouvi neste disco
Quebrando a linha João-gilbertiana do disco, Rita transforma "I Want Hold Your Hand" em um xote delicioso, com direito a percussão de palmas e tudo. Eu me amarrei! Em segundo lugar, curti muito "Michelle".

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
"Aqui, Ali, Em Qualquer Lugar" tem total climão lounge. Ouço esse disco e imagino um sofás coloridos e dry martinis. Sei lá porque, mas penso em dry martinis.
No encarte, finamente impresso com veniz localizado, Rita resgata alguns retratos dos Beatles e confessa as origens da sua admiração. "...de 63 a 70, eu bebi, comi, fumei e respirei Beatles. Viva desenhando a silhueta dos quatro por todos os cantos, mas caprichei legal nos retratos de cada um deles à lápis, sobre os papéis de melhor qualidade que consegui descolar: os que embrulhavam os pães que meu pai comprava todas as manhãs...". Poético, né?
Quando você quiser fazer um climinha com a gatinha, experimenta botar esse disco para rodar. Ele tem a sofisticação e a aura pop ideais para impressionar as tchutchucas mais sensíveis. Vai por mim!


Um pedacinho do disco

0 comentários: