BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

#359 Vários, "Roque Santeiro - Volume 1"

Como muita gente sabe, não vejo novelas. Seja por falta de tempo ou falta de interesse. Mas até 1990 eu costumava assisti-las, e confesso que gostei bastante de acompanhar algumas. Roque Santeiro inclusive foi uma das melhores já feitas na minha opinião, e seu enredo podia muito bem virar uma minissérie ou coisa parecida. Pra mim, o grande mérito dessa novela foi mostrar ali um retrato da cultura popular brasileira. E isso se traduziu muito bem em sua trilha sonora.

Eu na época era um fedelho de 11 anos de idade, e vivia num Brasil com apenas 6 canais de TV aberta e ainda sem videocassete ou coisa parecida. Logo, poucas opções. Na tela da TV todas as noites um folhetim qualquer. Só que nesse caso, um ingrediente a mais: uma novela retida pela censura (do antigo regime militar) durante 10 anos. Claro que dava um tempero a mais, e com isso a novela fez um tremendo sucesso. Para aqueles olhos pré-adolescentes, era uma história divertida com algumas beldades atiçando os hormônios beirando a puberdade. Embalando tudo isso, músicas predominantemente populares.

Puxando o lado pop brega da trilha, veio o Roupa Nova com o mega sucesso "Dona", música tema da viúva Porcina (um dos principais personagens da trama). Além deles, o ídolo mor da música brega Wando com sua melancólica "Chora coração". Ambas excelentes! Destaque também para a parceria Dominguinhos / Chico Buarque em "Isso aqui tá bom demais", Moraes Moreira com a música de abertura "Santa Fé", Zé Ramalho cantando a história da menina e do lobisomem em "Mistérios da meia noite" e Baby Consuelo com a clássica "Sem pecado e sem juízo".

A música que mais ouvi neste disco
O clássico brega "Chora coração"

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Não sei se é plágio, homenagem ou só uma mera coincidência, mas a melodia de "Dona" em alguns trechos é igualzinha a da música "You like me too much" dos Beatles.

Um pedacinho do disco:

4 comentários:

Surfista disse...

Cara, eu confesso que acho "Dona" bizarramente hipnótica. O Roupa Nova vive dela até hoje.

Maria disse...

hahahahaha [rindo do comentário do surfista]

lembro de festinhas infanto-juvenis em que ficávamos revezando entre "sem pecado e sem juízo" e "mistérios da meia noite", sei lá por que, né?

hoje nem sei mais o que toca em novela...

bons tempos.

aliás, roque santeiro é minha novela preferida.

Navegante disse...

Isso sim era trilha de novela! Músicas feitas PARA a novela

Maria disse...

lembrei de uma coisa...

a minha irmã diz que um trecho de "dona" é perfeito para uma propaganda de cachaça: "o poder que nos levanta, a força que nos faz cair"

meu orgulho essa menina!