BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

#339 Titãs, "Õ Blésq Blom"

Assim como em toda cena musical, quando você observa o surgimento de 2 ou mais bandas muito boas, os fãs naturalmente se polarizam e criam legiões de fãs apaixonados, praticamente uma religião. É assim desde Beatles x Stones e depois veio com Sabbath x Purple, Oasis x Blur, MC Hammer x Vanilla Ice e por aí vai (ok, forcei um pouco a barra nos exemplos, mas foi só pra dar uma idéia). Com o rock nacional tivemos aqui os ardorosos fãs do Legião, do Titãs e do Paralamas. O embate nem era tão fanático, mas eu percebia claramente entre meus amigos os que puxavam a sardinha pra cada um deles. Eu particularmente era mais fã dos Paralamas, gostava do Legião e tinha uma certa implicância com o Titãs.


Eis que os paulistas do Titãs dão uma guinada e lançam um disco musicalmente bem diferente dos anteriores. Depois da clara influência new wave do disco de estréia "Televisão" e dos toques de punk rock de "Cabeça Dinossauro" e "Jesus não tem dentes no país dos banguelas", resolvem flertar com o pop e o tropicalismo no excelente "Õ blésq blom". Foi aí que eu finalmente me rendi ao som da banda, e pude mergulhar mais fundo no experimentalismo das letras e músicas de Arnaldo Antunes, ainda a principal influência da banda. Acho que as únicas que eu não ouvia muito eram "Medo" e "Natureza morta", o resto do disco INTEIRO rodou até cansar na vitrola lá de casa. Um disco obrigatório pra quem curte o pop rock nacional

A música que mais ouvi neste disco
"Miséria" (emendada com a introdução de Mauro e Quitéria) e também a excelente "Flores"

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
O nome do disco é estranho, né? Esse nome é invenção de Mauro e Quitéria, casal de repentistas que os integrantes da banda conheceram numa viagem a Pernambuco. Nos repentes, eles misturam palavras de vários idiomas (como se pode reparar na primeira e última faixa do disco). E segundo eles, õ blésq blom significa "os primeiros homens que andaram sobre a terra"(!?).

Um pedacinho do disco:


1 comentários:

Surfista disse...

Este é meu segundo disco favorito dos Titãs. O primeiro é "Cabeça Dinossauro".