BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

#350 Coletânea, "Pulp Surfin"

Assim como é mestre em fazer filmes, Quentin Tarantino também é sagaz na escolha das suas trilhas sonoras. "Pulp Fiction" resgatou alguns clássicos e injetou vida nova em pérolas da surf music dos anos 1960s. Dick Dale que o diga!

E de carona no sucesso de "Pulp Fiction", surgiu esta coletânea que faz uma reverência ao filme de Quentin. E nem é preciso ser muito esperto para sacar a homenagem. Basta ver a capa, um remake do pôster que se tornou um dos mais conhecidos da história do cinema. Bom, o disco é um apanhado de músicas da Del-Fi Records, gravadora que apostou muito na surf music e também descobriu um certo Richie Valens. Esse nome te lembra algo? Que tal uma certa "La Bamba"?

"Pulp Surfin" é todo clássico, com aqueles solos de guitarra com cheiro de parafina e naipe de metais classe A. Todas as canções são dos anos 1950s e 1960s, quando o surf ainda era praticado com pranchas rústicas de madeira. Entre as 18 faixas do disco, você encontra muita gente boa, como Brian Wilson, Link Wray, Frank Zappa e Bobby Fuller Four - este último interpreta "Misirlou", a trilha de abertura de "Pulp Fiction". Boas ondas!

A música que mais ouvi neste disco
Ok, "Misirlou" ficou clássica em "Pulp Fiction" e não conta. Neste CD, eu curto bastante "Penetration", do Blue Hawaiians. Sem duplos sentidos, por favor.

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Comprei "Pulp Surfin" na época em que me aventurava como surfista. Era um tempo em que eu ia à praia às 6h da manhã e botava para tocar Hoodoo Gurus e esta bolachinha.
"Rumble", de Link Wray, foi e ainda é usada por muitos cineastas em sequências de tensão. Robert Rodriguez usou esta música em "Balada do Pistoleiro".
A Del-Fi Records fechou as suas portas em 1974.

Um pedacinho do disco

1 comentários:

Navegante disse...

Interessante esse disco, vou catar por aí