BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

#352 Queen, "Live Magic"

Uma das minhas primeiras memórias musicais foi um show do Queen. Na verdade, foi a apresentação da banda no Rock in Rio de 1985. Eu lembro das imagens dos vários artistas chegando ao Brasil em flashes do Jornal Nacional. Lembro da Nina Hagen, esquisitíssima, que mais parecia um travesti ou a Elke Maravilha. Lembro da plateia cantando baixinho com um emocionado James Taylor. E lembro de Freddie Mercury regendo a multidão. O Queen chegou ao Brasil, que, naquela época, era um país tão exótico e desconhecido quanto uma floresta de Urano. E naquele planeta distante, a espaçonave britânica aterrissou e cravou em mim, um fedelho de calças curtas, a curiosidade sobre o que era aquele tal de "roquenrol".

No início dos anos 1990s, pouco antes do Freddie morrer, ganhei "Live Magic", do Queen, de aniversário. Na verdade, minha mãe queria aquele disco, mas comprou para mim por pretexto. Tudo bem. Eu aprendi a lição e fiz muito isso nos anos futuros. Ah, lá por 1991 ou 1992, não havia DVDs de shows e canais por assinatura. Nosso acesso a esse tipo de conteúdo era por fitas mal e porcamente gravadas ou revistas especializadas. Lembra da Bizz? Outra opção eram os CDs ao vivo (quando eles valiam a pena). Neste caso, tudo dependia da imaginação do ouvinte. Com "Live Magic", eu fechava os olhos e imaginava aquele mar de gente hipnotizado pelo bigodão do Freddie e pelas musicalidades de Brian May, John Deacon e Roger Taylor.

Tirando as fotos do encarte, não havia imagens. Felizmente, eu era obrigado a imaginar a multidão compondo uma gigantesca percussão de palmas em "We will Rock You" ou fazendo milhares de backing-vocals em "I Want to Break Free". E ainda tinha "Bohemian Rhapsody", "Under Pressure", "Radio Ga-Ga" e "Another One Bites the Dust". E na última faixa, a apoteótica "God Save the Queen". Pois é, God save the Queen!

A música que mais ouvi neste disco
"One Vision", 100% rock and roll. Também foi trilha sonora de "Águia de Aço", um "Top Gun" que não deu certo.

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
"Live Magic" foi gravado no ano de 1986 em três locações: o estádio de Wembley, Knebworth Park e a cidade de Budapeste.
Uma das imagens mais célebres do Queen é o helicóptero sobrevoando um tapete interminável de fãs. Provalvelmente, em Knebworth Park. Eu não sabia que esta foto estava no encarte, mas é uma lembrança do Queen que tenho antes deste disco.
Salvo engano meu, "Magic Tour" foi a última turnê do Queen.


Um pedacinho do disco

1 comentários:

Navegante disse...

A revista Bizz era meu repositório de informações na época pré internet. Não perdia um exemplar