BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 11 de setembro de 2011

#349 John Lennon, "Imagine (trilha sonora)"

Antes de falar desse disco, um esclarecimento: "Imagine" é também o nome do segundo disco da carreira solo de Lennon, mas é a trilha sonora do documentário "Imagine: John Lennon" que comprei há uma dezena de anos. Pra falar a verdade, por muito tempo pensei que fossem um disco só. Como era mais focado na carreira de Paul do que na de Lennon, foi um detalhe importante que passou batido mesmo.

Muitos dizem que a comoção em torno de Lennon é exagerada pelo fato dele ter sido assassinada. Concordo em parte, pois também acho que ele talvez fosse um riponga velho chato caso não tivesse sido privado da nossa convivência. Ênfase no TALVEZ, por favor. Mas o fato é que, tanto quanto Paul, Lennon é autor de músicas belíssimas, tanto nos Beatles quanto em sua carreira solo.

Essa coletânea foi vendida em 2 vinis, um com sucessos dos Beatles sabidamente compostos por Lennon, outro com músicas de sua carreira solo. Estão lá a verve pop rock de "Help!", o experimentalismo de "A day in the life", a política de "Give peace a chance", o tapa na cara chamado "God" e a genial poesia cantada que dá nome ao disco e ao documentário. Perdi a conta de quantas vezes ouvi esse disco. Fabuloso!

A música que mais ouvi neste disco
Dos Beatles, "A day in the life". Da carreira solo, "Stand by me"

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Poderia falar desse disco em qualquer momento, e com certeza falaria dele por ser um dos meus prediletos. Mas no dia de hoje, onde o atentado terrorista mais visceral e assustador completa 10 anos, falar de Lennon cai como uma luva. Muitos atribuem um tom subversivo à sua letra para "Imagine", mas pense em quantas atrocidades foram cometidas na história em nome de religiões, patriotismos, etc, colocando a essência do que é ser humano em segundo plano? Engoliu em seco aí? Pois é...

Um pedacinho do disco:

1 comentários:

Surfista disse...

Um dos maiores pacifistas na nossa história em um dos dias mais trágicos de todos os tempos. Mandou bem!