segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
#154 Orishas, "Emigrante"
Letra e música do Surfista às 08:30 0 comentários
Marcadores: Black Music, Latina, Música Cubana, Orishas, Rap, Salsa
domingo, 27 de fevereiro de 2011
#153 Roberto Carlos, "Acústico MTV"
Letra e música do Surfista às 10:30 1 comentários
Marcadores: Acústico, Jovem Guarda, MPB, MTV, Roberto Carlos
sábado, 26 de fevereiro de 2011
#152 Hoodoo Gurus, "Eletric Soup"
Letra e música do Surfista às 09:10 1 comentários
Marcadores: australian rock, Hoodoo Gurus, Rock, surf music
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
#151 Manu Chao, "Clandestino"
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
#150 A-Ha, "Hunting high and low"
Como já falei por aqui, saí de casa pra comprar esse disco e acabei levando o Scoundrel Days, que eu adorei. Isso só fez com que eu quisesse comprar ainda mais esse disco, mas na época a tal da mesada não dava pra muita coisa. Fiquei algum tempo juntando minhas migalhas pra comprar o disco, quando dei uma daquelas sortes de moleque: ganhei de um tio justamente o vinil de Scoundrel Days que eu já tinha, fui na loja e consegui trocar pelo "Hunting High and Low"
A faixa que mais ouvi neste disco
Mesmo eu ouvindo bastante "Train of thought", não chega nem perto de "Take on me"
Presepada musical ou uma pequena curiosidade
A loja onde meu tio comprou o vinil ficava em Botafogo e se chamava Sears. Não sei exatamente se era imitação da Sears americana ou se era realmente uma filial, mas no início da década de 90 a loja foi a falência num desses planos econômicos que tivemos (se não me engano, o Plano Collor). O prédio onde funcionava essa loja ficou largado um tempão até ser adaptado e transformado num shopping, no caso o Botafogo Praia Shopping
Um pedacinho do disco:
Letra e música do Navegante às 08:20 1 comentários
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
#149 Rolling Stones, "Rarities 1971-2003"
Letra e música do Surfista às 09:01 0 comentários
Marcadores: Coletânea, Rock, The Rolling Stones
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
#148 The Smiths, "The queen is dead"
Não há uma só pessoa que tenha vivido os anos 80 e que tenha passado incólume pela influência dos Smiths. Os caras foram a grande influência musical da década, e a dissolução da banda deixou um gosto de quero mais em muita gente. Logo, é um absurdo eu ter demorado 147 dias pra falar deles. Minha culpa, minha máxima culpa :D
Não à toa, são citados como principal influência por diversas bandas inglesas, americanas e australianas (e se não me engano o Legião falou algo parecido). Ouso dizer que são pai e mãe do britpop como o conhecemos. Britpop este que é um dos meus movimentos musicais prediletos (porque talvez seja forçação de barra dizer que seja um estilo musical).
Os conheci primeiro pelas rádios, depois pelas festinhas e depois pelas coletâneas. Mas foi nesse disco aqui que eu realmente mergulhei no repertório dos caras. Esse é o terceiro disco deles, de um total de 4 trabalhos, mas com várias coletâneas espalhadas por aí. A primeira música de trabalho do disco foi a incontestável "The boy with the thorn in his side", mas confesso a vocês que pra mim a melhor do disco é a deliciosamente melancólica "There's a light that never goes out". Outra fantástica é "Bigmouth strikes again".
A faixa que mais ouvi neste disco
"The boy with the thorn in his side", desde os tempos de adolescência
Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Este disco é considerado o melhor trabalho dos Smiths, e foi um dos poucos a ganhar 5 estrelas na avaliação da revista Rolling Stone
Um pedacinho do disco:
Letra e música do Navegante às 09:38 0 comentários
Marcadores: eighties, pop rock, the smiths
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
#147 Lenny Kravitz, "Are You Gonna Go My Way"
Letra e música do Surfista às 09:11 0 comentários
Marcadores: Funk, Lenny Kravitz, Rock, Soul
domingo, 20 de fevereiro de 2011
#146 Ugly Kid Joe, "America's least wanted"
Num dos Hollywood Rocks da década de 90, no meio do pacotão de atrações veio uma banda americana chamada Ugly Kid Joe. Pouco conhecida, mas graças a 2 clipes rolando na MTV os caras vieram com alguma pompa. Confesso que me surpreendi com o show deles: rock bem consistente, vocalista com alguma irreverência (tal qual no clipe de "Everything about you"), o que animou até a turma do metal que estava presente para conferir o Sepultura.
Passado o show, me animei a comprar o Cd de estréia deles, "America's least wanted". E mais uma vez caí no conto da indústria fonográfica: tirando 3 músicas, o cd é muito mais ou menos. Mais pra menos. Estavam lá as já conhecidas "Everything about you", o cover de Cat Stevens ("Cats in the Cradle") - muito bem tocado, e uma outra chamada "Busy Bee" que é bem interessante. E foi só... Acho que ao final dessas 365 rotações vou escrever um post só falando dessas decepções fonográficas que jamais aconteceriam se o Napster já tivesse sido inventado
A faixa que mais ouvi neste disco
"Everything about you", divertidíssima
Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Uma Praça da Apoteose perplexa viu Brett Michaels do Poison jogar uma Gibson Les Paul pra galera. Nem preciso dizer que a guitarra sumiu em poucos segundo no meio da multidão. Pouco depois, no show do Ugly Kid Joe, o vocalista Whitfield Crane já ia fazendo a mesma coisa quando interrompeu o movimento, fez uma cara de sacana e sinalizou que não com o dedo indicador - mesmo o mais empedernido metaleiro caiu na gargalhada
Um pedacinho do disco:
Letra e música do Navegante às 08:43 0 comentários
Marcadores: Hard Rock, Heavy Metal, Rock, ugly kid joe
sábado, 19 de fevereiro de 2011
#145 Cássia Eller, "Cássia Eller"
Letra e música do Surfista às 10:04 0 comentários
Marcadores: 90s, Blues, Cássia Eller, MPB, Rock, Samba, Soul
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
#144 Simply Red, "Stars"
Década de 90 começando, e o Rio entrara de vez na rota das grandes bandas do mainstream internacional. Após a segunda edição do Rock in Rio, realizada no Maracanã, outro festival ganha força e se estabelece no eixo Rio-São Paulo: Hollywood Rock. Nos fins de 1992, aos poucos foram sendo anunciadas as atrações do Hollywood Rock a ser realizado em janeiro de 1993. Foi o festival do grunge, com as presenças de Nirvana, Alice in Chains e L7 (além do Red Hot Chilli Peppers), que eu pude ver ao vivo. No meio de tanto rock de garagem, assisti ao show dos ingleses do Simply Red. Na verdade, não só ingleses: a banda tinha também o guitarrista brasileiro Heitor TP.
O show do Simply Red foi bastante interessante, talvez pelo simples fato de que eu não tinha expectativa alguma. O show do Eng do Hawaii por exemplo eu já sabia que iria me aborrecer (eu era dos que não curtia o som deles, e fiquei o show todo sentado no chão batendo papo, esperando a próxima atração). Mas o som do Simply Red realmente mexeu comigo. Vieram em turnê para promover o disco "Stars", que eu acabei comprando de tanto que gostei do show.
O disco alterna bons momentos com outros meio sonolentos, mas já vale pelos hits "Something got me started", "For your babies", "Stars" e "Your mirror" (que eu acho linda, aliás)
A faixa que mais ouvi neste disco
"Something got me started"
Presepada musical ou uma pequena curiosidade
"For your babies" foi feita por Hucknall antes mesmo de ser pai, e foi dedicada a sensação de paternidade
Um pedacinho do disco:
Letra e música do Navegante às 08:32 0 comentários
Marcadores: 90s, Pop, simply red
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
#143 Los Hermanos, "Bloco do Eu Sozinho"
Letra e música do Surfista às 09:15 2 comentários
Marcadores: Hard Rock, Los Hermanos, MPB, pop rock, Rock, Samba
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
#142 Travis, "The invisible band"
Depois da empolgação ao ouvir e me viciar no "The Man Who" do Travis, dei de cara com o disco seguinte nas lojas e comprei. Dele, só conhecia o single principal "Sing", que tem um estilão meio elaborado e meio deprê na mesma linha de boa parte do disco anterior. Mesmo assim, ouvi o CD rapidamente e deixei-0 em algum canto lá de casa.
Depois disso tive uma fase relativamente longa de ouvir mais ou menos as mesmas coisas. Coisa de 3 ou 4 anos mesmo (coincidência ou não, o tempo que durou um relacionamento que eu tive). Aí me deu vontade de procurar discos e bandas novas pra ouvir. Nesse processo, me lembrei desse CD e pensei: "Vou dar outra chance, não deve ser tão fraco assim". E foi aí que eu viciei também no "The Invisible Band".
Nesse disco, as músicas são mais variadas em termos melódicos do que o anterior, mas quase todas seguindo o estilo pop-deprê das bandas inglesas dos anos 80 e 90. "Sing" é uma boa música e tem um clipe divertido, mas as que mais curto nesse CD são "Follow the light", "Afterglow" e "The humpty dumpty love song". Se você curte um bom britpop, não pode deixar de ouvir esse CD com alguma atenção.
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
#141 George Harrison, "All Things Must Pass"
Letra e música do Surfista às 09:14 0 comentários
Marcadores: Beatles, Country, Folk, George Harrison, Rock
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
#140 Kid Abelha, "Acústico MTV"
O Kid Abelha teve um momento bem produtivo e inspirado entre os anos 80 e 90. Vários hits, todos sempre tocados nas festinhas e nas boates. Mas confesso que depois de um tempo eu cansei da banda. Pode-se dizer que são os precursores do modelo "acústico" no Brasil, por causa do disco "Meio desligado". Mesmo assim, não podiam deixar de pegar carona no projeto da MTV, que deu um gás na carreira de uns e ressuscitou a de outros (o Capital Inicial que o diga).
Pra mim, o efeito foi exatamente esse: com o lançamento desse acústico da MTV, me empolguei de novo com a banda. Ainda estava com uma certa má vontade pra comprar o disco, mas pra ajudar coloquei como possível presente numa lista de amigo oculto. Acabei ganhando, mas acho que se não ganhasse acabaria comprando. Com a MTV martelando o clipe de "Nada sei" na programação, eu estava mesmo inclinado a isso.
O disco alterna ótimos momentos com outros nem tão bons assim. A releitura de antigos sucessos ficou excelente, mas algumas homenagens nem tanto. Sei lá, pra mim nada a ver colocarem "Quero te encontrar" (de Claudinho e Buchecha), mas esse sou eu implicando com o funk carioca. :) Um destaque especial para a participação de Edgar Scandurra (guitarra do Ira!) nas músicas "Como eu quero" e "Mudança de comportamento", que ficaram divinas, e para "Gilmarley song", que eu gosto bastante.
Letra e música do Navegante às 09:15 2 comentários
Marcadores: Acústico, Kid Abelha, MTV, Pop
domingo, 13 de fevereiro de 2011
#139 Oasis, "What's The Story (Morning Glory)"
sábado, 12 de fevereiro de 2011
#138 Madonna, "Like a prayer"
Da série "eu confesso": me amarro em boa parte da discografia da Madonna. No início, gostava de uma ou outra música solta, desde os tempos de "Borderline" (a minha música predileta dela). Mas mesmo emplacando muitos hits, eu nunca entrei na pilha de comprar um disco dela.
Eis que Madonna dá uma reviravolta em sua carreira, e consolida sua imagem de pop artist bombástica: aparece com as madeixas escuras, promovendo o disco "Like a Prayer", num clipe com música de mesmo nome, onde ela tem um affair com um santo negro e canta com várias cruzes em chamas ao fundo. Óbvio que causou alarde em todo o mundo. Do lado de cá, me chamou atenção para a música, com o clipe passando em programas de música da extinta TV Manchete. Me convenci e comprei o LP. E não me arrependi nem um pouco!
Neste disco, Madonna manda muito bem com sua habitual mistura de pop, dance e soul. Além da faixa título, ela fez muito sucesso com "Express yourself", "Cherish", "Oh father" e "Keep it together".
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
#137 Pink Floyd, "The Wall"
Letra e música do Surfista às 09:12 2 comentários
Marcadores: Pink Floyd, Progressive Rock, Rock
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
#136 A-Ha, "Scoundrel days"
O A-Ha talvez não seja tão conhecido hoje em dia, mas era uma verdadeira febre durante minha adolescência. Com apelo muito mais pop do que outras bandas da época (como o Smiths, por exemplo), os noruegueses do A-Ha venderam disco igual pão quente por aqui, em especial seu terceiro trabalho "Stay on these roads". Na época nem lembro se eu ganhava mesada, acho que eu vivia de uns trocados que meus pais me dava para as despesas corriqueiras de pirralho. Mas graças às economias aqui e ali, juntei dinheiro pra comprar um vinil do A-Ha.
Fui para a Americanas pensando em comprar o primeiro disco deles (o "Hunting high and low"), mas quando cheguei na loja estava tocando um dos hits da banda, "I've been losing you", que me fez mudar de idéia: levei o "Scoundrel days" pra casa. Foi com certeza um dos vinis que mais ouvi. E já naquela época eu me apegava a músicas que não necessariamente tocavam nas rádios: "Swing of things", "Scoundrel days" e "Manhattan skyline". Impossível não falar também de "Cry wolf", que tocou muito nas rádios naquela época.
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
#135 Kid Abelha, "Educação Sentimental"
Letra e música do Surfista às 10:02 2 comentários
Marcadores: 80s, brock, Kid Abelha, Pop
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
#134 Teenage Fanclub, "Grand Prix"
Lá estava eu, em meados dos anos 90, inebriado por aquela banda escocesa chamada Teenage Fanclub. Tinha o bom disco "Bandwagonesque" e o ótimo disco "Thirteen" (do qual falei aqui), ignorando os 2 primeiros trabalhos da banda (cheguei a ouvir "A catholic education", o primeiro, e achei fraco). Soube do lançamento desse aqui e aguardei ansiosamente sua chegada nas boas lojas de CD do Rio.
Mal chegou na boa (e finada) Gramophone e eu comprei. Ouvi uma vez, e nada. Depois outra, e mais outra, e rolou um anti-climax. Tava difícil de aceitar que aquele disco não estava na mesma escala crescente de qualidade dos 2 anteriores. Ou de repente eu é que não curti o caminho seguido pela banda: mais baladinhas, mais músicas melosas, e menos músicas alegrinhas pra alternar. Não me levem a mal, eu gostei do disco. Não dele todo, mas gostei. Mas expectativa é um lance complicado, e eu esperava bem mais. Especialmente por conta dos elogios da crítica inglesa na época e da ótima vendagem do disco por lá. Tem umas 6 músicas excelentes (destaque para "Neil Jung" e "I'll make it clear"), e outras nem tanto. Pra quem gosta de britpop, recomendo fortemente. Especialmente se ouvi-lo sem grandes expectativas
Letra e música do Navegante às 09:05 0 comentários
Marcadores: britpop, pop rock, Teenage Fanclub
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
#133 System of a Down, "Toxicity"
Letra e música do Surfista às 08:15 4 comentários
Marcadores: Hard Rock, Heavy Metal, Rock, System of a Down
domingo, 6 de fevereiro de 2011
#132 Travis, "The man who"
Cata daqui, procura dali, encontrei o segundo disco deles, "The Man Who". Mais um exemplo de disco bom como um todo! Tanto que foi primeiro lugar na parada britânica e rendeu à banda 2 BRIT Awards: "Best Album" e "Best Newcomer". Como não achava o disco pra vender em lugar nenhum, fiz uma cópia grosseira: baixei as músicas, gravei num CD e imprimi uma capa (com papel comum mesmo) para a caixinha de acrílico. Enquanto não achei o CD pra vender, usei e abusei dessa minha versão 'home made'.
A música que eu mais ouvi deste disco
Letra e música do Navegante às 08:04 1 comentários
sábado, 5 de fevereiro de 2011
#131 Red Hot Chili Peppers, "Blood Sugar Sex Magic"
Letra e música do Surfista às 08:41 0 comentários
Marcadores: 90s, Funk, funk metal, Red Hot Chili Peppers, Rock
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
#130 Paralamas do Sucesso, "O passo do Lui"
Alguns pensam que esse é o primeiro disco dos Paralamas, mas na verdade é o segundo. Puxados pelo sucesso da música "Vital e sua moto" (que tocou até enjoar na Fluminense FM na época), os Paralamas do Sucesso foram convidados a ser uma das bandas brasileiras do primeiro mega festival de pop rock nacional, o Rock in Rio. Com o sucesso nos palcos da Cidade do Rock, esse disco dos Paralamas vendeu igual pão quente nas lojas de todo o país
Foi um dos primeiros discos de pop rock nacional que tive contato, em plena pré adolescência. Comprado pela minha irmã (em vinil), ouvíamos o disco INTEIRO várias vezes! Mais do que uma moda passageira, boa parte das músicas desse disco são figurinha fácil em qualquer show da banda até os dias de hoje, bem como em qualquer rodinha de violão. Seja pelo manifesto em favor de quem usa óculos e é preterido ("Óculos"), seja pela musicalização da famosa DR ("Meu erro"), um dos grandes acertos da banda foi trazer para as letras o que passava na cabeça do jovem naquela época, com uma excelente mistura entre pop, rock e ritmos caribenhos. Um disco obrigatório em qualquer coleção
Letra e música do Navegante às 08:04 0 comentários
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
#129 Paralamas do Sucesso, "Nove Luas"
Letra e música do Surfista às 09:00 2 comentários
Marcadores: paralamas do sucesso, pop rock, Reggae, Rock
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
#128 Keane, "Under the Iron Sea"
Fui para esse show em 2007 meio que no escuro, só com base no que conhecia do disco anterior. Eu que já achava a banda excelente, fiquei ainda mais impressionado ao vê-los ao vivo. Era difícil acreditar que aquele sósia do Frodo Baggins tinha aquele vozeirão todo! Saí do Claro Hall (atual Citibank Hall) completamente impressionado com o repertório e com a performance da banda, e fui correndo atrás do disco. Destaque para "Nothing in my way", "Hamburg Song", "Crystal Ball" e "The Frog Prince" (além da que eu já conhecia)
"~... I don't wanna be the only one you knowI wanna be the place you call home...~"
Letra e música do Navegante às 08:00 0 comentários
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
#127 The Doors, "Morrison Hotel"
Letra e música do Surfista às 09:10 0 comentários