BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

#135 Kid Abelha, "Educação Sentimental"

Olha, eu gosto do Kid Abelha! Pronto. Falei. Acho bonitinho a Paula Toller cantando. Admito que as músicas são quase sempre bobinhas, mas percebo um adorável tempero de ingenuidade. Além do mais, eu era um teenager espinhento que se identificava com as suas poesias, especialmente "Educação Sentimental". Olha só: "É sempre a mesma cena / Só te ver no corredor / Esqueço do meu texto / Eu fracasso como ator / Só dou vexame / Fico olhando pros seus peitos / Escorrego na escada, / Acho que assim não vai dar jeito". Eu purinho aos 13 ou 14 anos!

Essa ingenuidade me encantou desde o começo. Enquanto as bandas de Brasília eram politicamente engajadas e os grupos paulistas bebiam em uma vertente mais punk, a moçada carioca era muito mais light. Paula Toller toda jeitosa, invadiu este Clube do Bolinha do Barão Vermelho, do Paralamas e do Blitz, e colocou o Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens na elite do BRock 80. Nem foi preciso que ela enfiasse o pé na porta. Bastaram os LPs "Seu Espião" e "Educação Sentimental", que considero o melhor da discografia de Paula, George Israel, Bruno Fortunato e, até então, Leoni.

Sem ambições ou pretensões, "Educação Sentimental" registrou em música diversos pensamentos e angústias adolescentes. "Os Outros", por exemplo, é um singela declaração de uma menina ao "seu melhor namorado" (olha só: "Depois de você, os outros são os outros e só"). Na mesma pegada de "Educação Sentimental", a faixa "Garotos" diz que "garotos perdem tempo pensando / Em brinquedos e proteção / Romance de estação / Desejo sem paixão". O repertório ainda tem a murphyniana "Conspiração Internacional" ("Eu nunca chego no horário / Eu perco tudo o que eu ponho no armário / Tudo atrapalha o que eu faço / Mas pros outros parece tão fácil").

Independente de festinhas Ploc e ondas retrôs, "Educação Sentimental" é um disco essencial para compreender uma época muito divertida do rock brasileiro.

A faixa que mais ouvi neste disco
Ainda ouço este CD de cabo a rabo. "Educação Sentimental" continua adorável.

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Momento cultural: "Educação Sentimental" também é o título do 2º livro de Gustav Flaubert, publicado em 1869.
"Educação Sentimental" foi o último disco do Leoni como membro do Kid Abelha. Depois da sua saída, misteriosamente, a banda ficou menos divertida.
Este também foi o último álbum em que a banda assinou como "Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens". Ficou só Kid Abelha mesmo.
Acho que depois de "Educação Sentimental", Paula Toller ficou loira. Até então, ela usava cabelos escuros no corte Joãozinho
Paula Toller bate um bolão até hoje.
Os detratores chamam o Kid Abelha de "Q.I. de Abelha". Maldade!
Só para constar, eu não tinha 13 ou 14 anos quando "Educação Sentimental" foi lançado.
Fuçando no youtube, encontrei o clipe original de "Lágrimas e Chuva". Clássico!

Um pedacinho do disco

2 comentários:

Minny disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Minny disse...

esse e do baú do yotube heim..
mas adoro a musica educaçao sentimental, na voz do leoni, e lagrimas e chuvas tambem... risos... tambem lembra minha adolescencia que nao ta muito distante..