BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 27 de fevereiro de 2011

#153 Roberto Carlos, "Acústico MTV"

Meu envolvimento com a música do Roberto Carlos começou cedo (como já contei aqui antes e você pode ver clicando aqui). No entanto, acho que há uma colossal distância entre o Rei das grandes canções de amor e o Rei dos programas de fim de ano da TV Globo. Sinceramente, acho um saco o rumo popularesco-xarope pelo qual o Robertão conduziu sua carreira nos anos 1980, 1990 e 2000. Desculpe se você curte as infinitas homenagens à Maria Rita, as homenagens às gordinhas, quarentonas, baixinhas e mulheres de óculos, dentre outras. Pois foi no "Acústico MTV" que RC e eu fizemos as pazes.

Entre muitas edições insípidas, o unplugged do Rei foi uma sábia escolha da Ême-Tê-Vê. Reunir o maior cantor popular do Brasil, seus maiores sucessos e a versão voz-e-violão. O que poderia ser um "mais-do-mesmo" se tornou um CD emocionante. Várias fases da sua trajetória estão lá, entre as 14 faixas da bolachinha. Das bobeirinhas ingênuas da Jovem Guarda ("O Calhambeque" e "É Proibido Fumar") até as benditas declarações de amor eterno à finada Maria Rita ("Eu Te Amo Tanto" e "O Grude"), passando pelas clássicas "Emoções", "Jesus Cristo", "As Curvas da Estrada de Santos" e, é claro, "Detalhes". Confesso que achei bem interessante ver Roberto cantando "Detalhes" apenas na voz e violão. Eu nem sabia que ele ainda tocava.

Além dos standards, o disco resgatou algumas belas canções que estavam no limbo da carreira do Rei. Aposto que muita gente (incluindo eu) nunca ouviu "Além do Horizonte", "Todos Estão Surdos" e "Além do Horizonte" antes do "Acústivo MTV". Para manter a sobriedade do show e afastar a imagem de especial da Globo, as participações foram bem parcimoniosas. Toni Bellotto, Milton Guedes e Samuel Rosa participam apenas como músicos convidados. Até o Tremendão Erasmo Carlos ficou de fora. Tudo enxuto e clean como manda o figurino.

Em 2002, eu decidi que veria um show do Roberto Carlos pela 1ª vez na vida - desde que no formato acústico. A turnê foi anunciada, o repertório escolhido, a banda ensaiada, mas estou esperando até agora.

A música que mais ouvi neste disco
Gosto muito de "Por Isso Corro Demais", versão Jovem Guarda de "Velozes e Furiosos". Acho bontinha!

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
No Natal de 2001, comprei umas quatro ou cinco cópias do "Acústico MTV". Foi o presente certeiro para tias e primas mais velhas. Funcionou!
Por razões contratuais, a MTV nunca transmitiu o "Acústico MTV" do Rei na íntegra. Titia Globo não deixou.
Reza a lenda que Roberto Carlos não gostou do som das gravações e refez todo o disco no seu estúdio.
As terapias do Rei parecem estar fazendo efeito. Na gravação do "Acústico MTV", ele usa um terno escuro.
Você já reparou que o Rei não lembra das letras das próprias músicas? Repare como ele olha para a "dália" (cola) que fica no chão do palco. Tá perdoado!

Um pedacinho do disco

1 comentários:

Rui Santos disse...

"Por Isso Corro Demais" também foi a faixa que mais ouvi...e não sei fazer esse solo até agora =P