BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 28 de agosto de 2011

#335 Madonna, "The Immaculate collection"

Houve uma fase da minha adolescência que minha verve musical foi contagiada por uma novidade: cantores, cantoras e bandas do showbiz mundial passaram a gravavam filmes curtos, embalados por suas músicas. Muitos deles tinham algum tipo de encenação (com alguma relação com a música), mas quase todos mostravam-nos cantando em algum momento. Sim, estou falando do videoclipe. Dentre os vários memoráveis da década de 80 (o "Thriller" de Michael Jackson e o "Money for nothing" do Dire Straits, por exemplo), mas não dá pra falar de videoclipe sem citar a Madonna.


Foram esses vídeos que me despertaram para a música dessa cantora americana ainda nos anos 80. Ainda não existia TV a cabo por aqui (estranho dizer isso, parece que existe desde sempre :D), então dependíamos da boa vontade da TV aberta. Primeiro, com o excelente FM TV, que passava na finada TV Manchete. Pouco depois, o fanfarrão mor BB Videoclipe, na TV Record. E é engraçado, pois só de ouvir os primeiros acordes de "Borderline" eu me lembro da época, ainda que eu não lembre do clipe. Mas os que vieram a seguir ficaram marcados na memória de muita gente: a perfomance a la Marilyn Monroe em "Material girl", a historinha latina de "La isla bonita" e as polêmicas cruzes em chamas de "Like a prayer". E para ter isso tudo pertinho do ouvido, Madonna lançou a coletânea "The Immaculate collection", que na minha opinião resume bem tudo de bom que ela lançou. No máximo incluiria "Beautiful stranger" e "Frozen", lançadas mais adiante. Disco obrigatório!

A música que mais ouvi neste disco
"Borderline", por uma questão de memória sentimental mesmo

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Ok, vou confessar: "Borderline" me lembra muito uma amiga de uma das minhas irmãs (ambas mais velhas), dos tempos de escola. Era loirinha, gatinha e tinha uma pinta semelhante a da Madonna. Sabendo-se que eu era um pirralho pré-adolescente com hormônios fervilhantes nas veias, não preciso fazer um tratado de amor platônico, né ?

Um pedacinho do disco:

4 comentários:

Surfista disse...

Poucas coletâneas são tão válidas quanto esta!

Surfista disse...

Vou além: é a melhor coletânea de todos os tempos. Vale até como item essencial da discografia da Madonna!

Hikaru Saioto disse...

Olá, meu nome é Raquel, eu era bem pequena na época do FMTV, mas estou tentando tirar uma dúvida:
eu e minhas irmãs vínhamos tentando lembrar qual a música da Madonna (se é que tinha uma)que tocava na vinheta desse programa.Eu tinha uns 5 anos e acho que era "borderline", vc saberia me dizer com precisão se era ou não?Inclusive achei seu site numa busca no google unindo os nomes do programa e da música...
Obrigada pela atenção, ficarei muito feliz de saber a resposta.Bjs.

Surfista disse...

Raquel, não faço a menor ideia. Talvez, o Eduardo saiba!