BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

#324 Pato Fu, "Isopor"

O Pato Fu é o tipo de banda que merece a mesma classificação dos Cranberries: fofa! O grupo mineiro brotou na cena pop brasileira lá na meiuca dos anos 1990s. Um pouco depois dos conterrâneos do Skank, mas praticamente na mesma fornada. A diferença é que Samuel Rosa e sua trupe começaram com um reggae maroto enquanto que Fernanda Takai, John e Ricardo Koctus começaram tocando... er... bem... alguma coisa parecida com o pop, mas sem muito rótulo. Nos discos seguintes, eles construíram uma carreira respeitável, baseada principalmente na criatividade e na meiguice da voz de Fernanda. Na minha opinião, o auge foi em 1999, com "Isopor".

Neste ano, o Pato Fu já era um quarteto, com a entrada do baterista Xande Tamietti, mas seu som continuava pop regado às experimentações sonoras de John. Esquisitices como "Made in Japan", que abre o disco com uma letra em japonês e com uma levadinha "anos 60" que lembra o ótimo Pizzicato Five. O CD ainda tem as bacanas "Depois", "Imperfeito", "Perdendo Dentes" e "Quase". Aliás, o álbum todo é bem divertido e bem-humorado, com canções bonitas e algumas até românticas, mas ao estilo Pato Fu de romantismo.

A música que mais ouvi neste disco"
Imperfeito", sem qualquer sombra de dúvida. É uma poesia de amor repleta de humor inteligente e cotidiano. E tem um ritmo meio Jovem Guarda. Saca este verso: "O que há de errado em ser tão errado assim? / Já vou saindo, não precisa empurrar... / Pois meu maior defeito é insistir / Que ele é perfeito".

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Meu CD "Isopor" tem o autógrafo da Fernanda e do John. Eu já gostava muito da banda, mas fiquei ainda mais devoto depois de conhecê-los. Gente da melhor espécie.
Fernanda Takai nasceu no hemisfério norte. Estados Unidos? Europa? Não. Amapá.
Ganhei "Isopor" do meu irmão no Natal de 2000. Ele estava duro e só conseguiu comprar um disco nas Lojas Americanas. Mal sabe ele que adorei o presente.

Um pedacinho do disco

1 comentários:

Maria disse...

não consigo gostar de pato fu.

não gosto do nome da banda.

não gosto do som deles.

acho a fernanda takai chata.