BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

#332 Jota Quest, "De Volta ao Planeta"

Essa resenha estava programada para ser publicada daqui a alguns dias. Mas, com a estreia de "Planeta dos Macados - A Origem", decidi botar o texto para hoje e fingir coincidência.

O Jota Quest já foi foco de discussões entre mim e os meus amigos. Na verdade, a maioria deles detesta a simpática banda mineira. Para mim, eles não fedem nem cheiram. Na verdade, mais cheiras do que fedem. O ponto unânime é que o grupo tem o mérito de ter um cantor com personalidade vocal. Assim como O Rappa ou a Legião Urbana, quando você ouve uma música dos caras, não há dúvida: é Jota Quest.

Depois de um disco de estreia divertidinho (quando ainda eram J. Quest), Rogério Flausino e seus blue caps continuaram apostando no pop com forte influência da black music em "De Volta ao Planeta". E com a voz vibrante de Rogério, casou direitinho. Em sua maioria, as canções têm swing, balanço, musicalidade e influência dos anos 1970s.

Enfim, "De Volta ao Planeta" tem como destaques a faixa-título, "Sempre Assim", "35" e a baladinh "Fácil". Putz, eu lembro como "Fácil" tocou. Como o Jota Quest é popular, esta musiquinha era executada em todo lugar onde tivesse volume, isto é, das AMs do povão até às FMs descoladas e emissoras diversas. Era de enlouquecer. Quase na mesma onda, veio o "O Vento". Aí o Jota Quest se consagrou como uma das bandas que mais tocaram em exposições agropecuárias. Ponto para eles!


A música que mais ouvi neste disco
"Fácil, extremamente fácil. Pra você e todo mundo catar junto". Que refrão mais oportuno.

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
"35" que tem uma introdução que lembra "Hera Venenosa", cuja versão foi gravada pela querida Rita Lee Jones.
Graças ao sucesso de "Fácil", "De Volta ao Planeta" e "O Vento", o segundo disco do Jota Quest vendeu nada menos que 1.500.000 cópias. É um número digno de Ivete Sangalo! E tome exposição agropecuária.
Wilson Sideral, irmão do Rogério Flausino, foi compositor de muitas canções deste CD. Pouco depois, tentou a sua sorte do mercado fonográfico. Não foi muito bem. Na minha opinião, a voz era muito parecida com a do vocalista do Jota Quest.

Um pedacinho do disco

0 comentários: