BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

#317 Ultraje a Rigor, "Nós vamos invadir sua praia"

Já confessei aqui que esqueci de falar de alguns discos, certo? Mas nesse caso eu deixei mais para o final de propósito. Porque o "Nós vamos invadir sua praia" é mais do que um disco marcante na minha discografia, é o grande marco de passagem da minha infância para minha adolescência. E talvez por isso eu fui deixando pra ficar mais inspirado a falar dele.


Nessa época, a Blitz já era uma realidade no cenário pop rock nacional (que nos anos 80 se convencionou chamar de BRock). Mas o Ultraje trouxe às paradas uma irreverência mais apimentada, e com som bem mais calcado no rock, no punk e até mesmo no rockabilly. E cá entre nós, é um discaço repleto de hits! Eu estava mudando de colégio, entrando para o chamado "ginásio" (atual segunda parte do ensino fundamental, ou seja, do 6º ao 9º ano).

Era um mundo totalmente novo para mim: novos amigos, novos inimigos (o principal deles - o bullying), alguns interesses amorosos - nenhum deles correspondido (ps: típico!), festinhas surgindo, e todo aquele disse-me-disse a respeito das festas passadas e também das futuras. Tinha tudo quanto é tipo de som embalando essa época, mas com certeza naquele 1985 e nos 2 anos seguintes predominavam as músicas desse disco. Virou corriqueiro falar de uma vida moderninha ("Ciúme"), chamar as meninas de vaca e galinha ("Marylou"), relacionar praia a farofa e galinha ("Nós vamos invadir sua praia") e pensar no dinheiro (teoricamente) fácil de quem tem uma banda de rock ("Mim quer tocar"). Bons tempos after all... E o disco não tem NENHUMA música mais ou menos (talvez só a "Se você sabia").

A música que mais ouvi neste disco
"Ciúme", que eu adoro até hoje

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Já entreguei todas as presepadas possíveis (e publicáveis, claro) no texto, né? Então uma curiosidade: segundo o produtor Pena Schmidt, o título do disco é uma provocação dos paulistas do Ultraje ao mercado carioca, como que anunciando o sucesso de bandas paulistas nesse mercado (valeu amigo wiki!)

Um pedacinho do disco:


0 comentários: