BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 14 de agosto de 2011

#321 Moraes Moreira, "Acústico MTV"

Ok, tanto eu quando o Surfista já metemos o malho nesse formatinho caça níqueis bastante explorado pela Emetevê brasileira. Depois de um tempo, parece que os arranjos ficam pasteurizados, sei lá... Mas tem que se dar o mérito devido: o programa (e seus respectivos CDs e DVDs) ressuscitou muita gente boa da música brasileira.


No caso de Moraes Moreira, não se pode dizer que ele estava no ostracismo. Não um cara com mais de 30 anos de bem sucedida carreira na música. Mais do que isso, um dos mentores intelectuais criativos do mítico grupo Novos Baianos, que influenciou e influencia muita gente boa a fazer música desde a década de 70. Logo, falar bem desse CD é bater em cachorro morto.

Em cada um dos discos, um compêndio de grandes sucessos de Moraes Moreira em suas principais empreitadas: como um dos Novos Baianos, como vocalista do Armandinho, Dodô e Osmar, em carreira solo e em parceria com o Pepeu Gomes (este um dos músicos mais subestimados da MPB, como eu já disse ao escrever sobre o Novos Baianos). Se você tem um mínimo de brasilidade no sangue, vai adorar esse CD. Se eu topasse o desafio de morar na gringolândia como fez o Surfista, fatalmente teria essas músicas bem à mão

A música que mais ouvi neste disco
"Pombo correio / Festa do interior", apesar do grande apelo de "Preta Pretinha"

Presepada musical ou uma pequena curiosidade
Moraes Moreira foi um dos "inventores" do carnaval baiano como conhecemos: trios elétricos, tal qual concebidos por Armandinho, Dodô e Osmar. No repertório, uma eletrizante releitura do frevo pernambucano mesclado com outros ritmos regionais. Quando o carnaval baiano começou seu processo de mercantilização nos anos 80, Moraes Moreira pulou fora. Ponto pra ele! E uma de suas crias também seguiu o caminho da música e hoje manda benzão por aí: Davi Moraes. Aproveitando o ensejo, feliz dia dos pais para todos (pais e/ou filhos)!

Um pedacinho do disco:


1 comentários:

Surfista disse...

Nunca ouvi este acústico. E olha que gosto muito do Moraes e acho que ele é merecedor de um CD neste formato.